SEMIDE (Miranda do Corvo): Doze jovens cozinheiros concluíram formação no CEARTE e já têm emprego

Nos últimos 3 anos, decorreu em Semide, o curso de Cozinha/Pastelaria do CEARTE, tendo agora concluído a sua formação doze jovens cozinheiros, depois de realizada a sua PAF – Prova de Aptidão Profissional, perante um júri composto por um formador (Chef de Cozinha), um representante do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Hotelaria, Restauração e Turismo e um representante da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Cada um destes jovens escolheu uma ementa que confeccionou na íntegra e na totalidade e demostraram com entusiamo, dedicação e profissionalismo, os muitos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, quer na formação tecnológica, quer na formação prática que decorreu na cozinha e restaurante pedagógico do CEARTE, em Semide, quer também nos vários hotéis e restaurantes do país onde realizaram a formação prática em contexto de trabalho, todos terminando com êxito a sua formação, ficando com o 12.º ano de escolaridade e com um certificado/diploma de formação profissional de nível IV como Técnicos de Cozinha/Pastelaria.

“A formação do CEARTE é de muito boa qualidade”

No encerramento do curso, o director do CEARTE, Luís Rocha, referiu que “a vossa capacidade de aprendizagem ao longo de todo o curso, os muitos conhecimentos que apreenderam, mas sobretudo a vossa atitude pessoal e profissional que ganhou muita maturidade ao longo do curso e as elevadas competências que demonstraram nesta prova de avaliação final, são a prova de que a formação do CEARTE é de muito boa qualidade e que, cada um de vós está apto, pela certificação e sobretudo pelas suas competências e conhecimentos, a trabalhar em qualquer restaurante ou hotel do país e a melhorar a qualidade do serviço que o sector da hotelaria e restauração tanto precisa”.

Luís Rocha exortou depois cada jovem a “ser embaixador da formação junto dos colegas e amigos, demostrando que a formação e a qualificação vale a pena, como comprova o facto de a generalidade de vós, amanhã ou na próxima semana, terem já contrato e trabalho”, pelo que e como considerou, “a missão do CEARTE está assim plenamente cumprida e são resultados destes que nos dão muito ânimo e vontade de fazer sempre mais e melhor”.

Os jovens, com alguma emoção, deixaram um agradecimento muito grande ao CEARTE e aos formadores por tudo quanto fizeram por eles, por não terem desistido mesmo nos momentos difíceis e por acompanhar cada um individual e pessoalmente. Não se esqueceram de agradecer as excelentes condições de formação do CEARTE para estas áreas no Pólo de Semide, desde os equipamentos, as salas, o serviço de cozinha para os excelentes almoços, o transporte garantido de Miranda do Corvo e de Coimbra para Semide, considerando que “tudo ajudou a terminarem com êxito a sua formação”.

Cinco formandos são jovens guineenses

Resultado de uma parceria bilateral entre o CEARTE e o Ministério do Turismo e Artesanato da Guiné Bissau, destes formandos participantes no curso, cinco são jovens guineenses, que deixaram também o seu testemunho, dizendo que “estes 3 anos junto da família CEARTE para nós significaram muita coisa, por isso um obrigado não chega para esta casa que desde início nunca virou costas a nós. (…) Queremos prestar uma homenagem, por contribuir neste sonho que tornou realidade”, terminando com “um grande e sentido bem-haja”.

Sublinhe-se que, em Setembro, o CEARTE vai iniciar em Semide mais dois cursos na área da Cozinha/Pastelaria e do Restaurante/Bar, para jovens entre os 15 e 25 anos, com equivalência ao 12.º ano de escolaridade e com diversos apoios sociais. As inscrições podem ser já feitas em www.cearte.pt