
Na sexta-feira, o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, inaugurou a Feira da Árvore, organizada pela União de Freguesias de Semide e Rio de Vide e que, até domingo, decorreu no espaço do Multiusos.
Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Miguel Baptista, pelo presidente da União de Freguesias, Luís Martins, e mais autarcas, representantes de associações e instituições do concelho, o Secretário de Estado visitou e saudou todos os expositores presentes na Feira, mais de 60, entre os quais não deixou de merecer especial destaque a Câmara Municipal da Mêda, presidida pelo semidense dr. João Mourato, que quis trazer à sua terra uma mostra do turismo e do que melhor se faz e produz naquele concelho do distrito da Guarda.
Algumas dezenas de expositores apresentaram as mais variadas espécies de árvores, nomeadamente frutícolas e que têm origem nos viveiristas da região, porque e como recordou o presidente da União de Freguesias, “foi ali, nas margens do rio Ceira, que começou esta arte ancestral de viveiros e viveiristas” e, por isso mesmo, “é importante promover esta tradição fortemente arreigada no território, que moldou o perfil da economia local e hoje é responsável por um circuito económico já de longa escala e uma facturação muito significativa”. E por isso e para promover ainda mais o sector viveirista, a Feira da Árvore.
Câmara Municipal da Mêda presente na Feira
E se o objecto foi enaltecer e promover o sector viveirista, o maior “ex-libris” da União de Freguesias, a Feira não deixa também de ser uma oportunidade para dar a conhecer e promover outros sectores, as actividades económicas, máquinas agrícolas, automóveis, o artesanato, produtos endógenos, enchidos e queijos, a gastronomia e muito mais, trazido pelos expositores, de entre os quais também os Bombeiros de Miranda do Corvo e outras associações e instituições, merecendo especial destaque a Câmara Municipal da Mêda, presidida pelo semidense dr. João Mourato, que quis trazer à sua terra uma mostra do turismo e do que melhor se faz e produz naquele concelho do distrito da Guarda.
Mas mais do que a Feira, a festa da União de Freguesias que, no seu programa, além das jornadas técnicas (sobre as pragas), teve o BTT, o passeio e a gincana de tractores, a animação com a actuação do Rancho Folclórico da Mêda, Tuna da Escola Superior Agrária de Coimbra, Grupo de Bombos e Tombos e que terminou com o grupo “Mais 2”, acabando assim por ser também um grande motivo de encontro, de convívio entre semidenses e os muitos visitantes que, no passado fim-de-semana, vieram até às terras de Semide.