SEMIDE (Miranda do Corvo): Santa Casa da Misericórdia assinalou 192 anos

Armando Ferreira salientou que (…) «as Misericórdias não se medem pela quantidade, mas pela qualidade»

«Estamos apenas a comemorar a data com uma missa e um pequeno convívio, sem pompa e circunstância», explicou o Provedor Armando Ferreira, antes da celebração da eucaristia dominical e de aniversário, presidida pelo Vigário Episcopal.

Ao evocar as obras da Misericórdia e, sobretudo, o papel que a Santa Casa de Semide desenvolve (…) «junto da comunidade», o padre Manuel Ferrão, pediu ao Senhor (…) «que nos dê sempre a alegria de puder estar abertos ao serviço, e particularmente atentos a que a nossa vida possa e tenha verdadeiro sentido», elogiando assim a forma como a Irmandade da Misericórdia de Semide no seu todo, se disponibiliza pelo bem-estar do próximo (…) «daqueles que são mais vulneráveis», disse.

No decorrer do convívio – almoço volante – o Provedor agradeceu a presença dos representantes das misericórdias, salientando a dos Irmãos da Santa Casa de Semide (…) «pois só assim a Misericórdia pode crescer», bem como ao Padre Pedro Miranda (…) «que desde o princípio contribuiu para que esta celebração fosse possível, alterando até o horário da missa dominical».

Armando Ferreira deu nota ainda da “ajuda” do Secretariado Regional de Coimbra da União das Misericórdias (…) «nestas dificuldades que as Misericórdias atravessam, cada um à sua medida».

Admitindo que a Misericórdia de Semide apesar de “pequenina” também tem dificuldades, o Provedor salientou que, ainda assim (…) «as Misericórdias não se medem pela quantidade, mas pela qualidade».

Dirigindo-se ao presidente do Secretariado Regional de Coimbra da União das Misericórdias, Armando Ferreira destacou o contributo que este lhe tem sido dado numa altura em que é imprescindível (…) «dar resposta àquelas pessoas que menos têm e que mais precisam das Misericórdias».

Na resposta, António Sérgio Martins destacou a comunidade de Semide (…) «composta por homens e mulheres bons» que há 192 anos tiveram a feliz ideia de se constituírem em Misericórdia, e a partir daí (…) «a história que vocês têm feito é, de facto, uma história que é diferenciadora».

António Sérgio Martins, ao cumprimentar todos os órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Semide, não esqueceu os funcionários (…) «que diariamente, domingo a domingo, permite que nada falte aos que estão no “fim da linha”, aqueles que estão colocados à nossa protecção».

Órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Semide

Para o presidente do Secretariado Regional de Coimbra da União das Misericórdias (…) «hoje somos todos Misericórdia de Semide. As Misericórdias do distrito estão hoje todas convosco para celebrar os 192 anos de muita vida».

Realçando que os desafios com que as Misericórdias actualmente se deparam são “muito preocupantes”, António Sérgio Martins deu nota aos presentes que a resposta da Santa Casa de Semide no que toca à infância, tal qual como em todas as outras valências (…) «são muito desafiantes», e por isso, salientou que é necessário (…) «termos a energia e a resiliência para continuarmos a lutar».

Parafraseando Santo Agostinho – “enquanto houver força para lutar à esperança de vencer” – o presidente do Secretariado Regional de Coimbra da União das Misericórdias deixou claro que é esse o espírito que nos desafios e nas conquistas (…) «temos para continuar a levar por diante» a obra das Misericórdias.

Afirmando que a Misericórdia de Semide orgulha muito o distrito e a região (…) «porque há aqui exemplos que marcam as Misericórdias do distrito», relevando o empenho e a dedicação de todos os que (…) «diariamente, a troco de nada, voluntariamente, cuidam dos que mais precisam,» ressalvando que (…) «isso é um exemplo de amor, de carinho, de entrega ao próximo», concluiu.

Numa demonstração de solidariedade e de testemunharem as comemorações dos 192 anos da Misericórdia de Semide, estiveram presentes o vice-Provedor da Misericórdia de Arganil, Nuno Gomes; o Provedor da Misericórdia de Buarcos, Carlos Abreu; o Provedor da Misericórdia de Góis, José Serra; o Provedor da Misericórdia de Lousã, João da Franca; o Provedor da Misericórdia de Vila Nova de Poiares, Manuel Lobo, e o Provedor da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e presidente do Secretariado Regional de Coimbra da União das Misericórdias, António Sérgio Martins, bem como a Chefe de Gabinete do presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Helena Marques; o presidente da União das Freguesias de Semide e Rio Vide, Luís Filipe Martins; e a representante da DUECEIRA (entidade parceira/formadora na Misericórdia de Semide) Ana Souto.