
No sábado e domingo, Arganil voltou a viver momentos de emoção e de fé, com a celebração dos Passos do Senhor.
Foram muitas as pessoas que participaram nas celebrações que tiveram início no sábado, com a celebração da missa, na igreja matriz, seguida do concerto pelo Coral 7 de Setembro e da procissão da igreja da Misericórdia com a imagem do Cristo Morto para a igreja matriz e da procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora das Dores da igreja matriz para a igreja da Misericórdia com a participação da Irmandade da Misericórdia. “Momento único”, como disse o reitor, padre Lucas Pio.
Na tarde de domingo, na igreja matriz, celebração da Santa Missa, com sermão pelo orador sagrado padre Carlos Eduardo Cavalhere, seguida da soleníssima procissão do Senhor dos Passos pelas ruas da vila, com o apoio e participação da Filarmónica, dos Bombeiros, das Irmandades, do Grupo Folclórico da Região de Arganil, dos escuteiros e das muitas pessoas que quiseram participar e viver este grande e emocionante momento, na Praça, do encontro de Cristo com sua Mãe e percorrer este doloroso caminho até ao Calvário.
Um caminho que, como disse o orador sagrado, nos faz perceber a grandeza de Jesus que, no seus dolorosos Passos, foi acompanhado pela Verónica, a mulher que limpou o seu rosto no caminho para o Calvário, as Marias e todas as figuras que fizeram recordar aquela que foi a Paixão de Cristo, que com “sua vida, ensinamentos, morte e ressurreição são a base da fé cristã, trazendo uma mensagem de amor, salvação e redenção” e “enviado para salvar a Humanidade”.
Mais do que as palavras foi esta mensagem que, neste tempo de Quaresma, foi deixada pelo orador sagrado nestas celebrações dos Passos do Senhor, foram os momentos de fé e emoção que foram vividos por todos aqueles que participaram nesta grande solenidade que, mais uma vez, teve a organização da paróquia e de todos aqueles que se envolveram tendo à frente o reitor de Arganil, padre Lucas Pio.
Domingo de Ramos
E na continuidade das celebrações, a Semana Santa em Arganil inicia no próximo Domingo de Ramos, pelas 11-30 horas, com a bênção dos ramos em frente â Câmara Municipal, seguida de procissão até à igreja matriz, acompanhada pela Filarmónica de Arganil.
Ofício de Trevas
Na terça-feira, dia 15, pelas 21 horas, na igreja matriz, o Ofício de Trevas, com a participação especial do Coral 7 de Setembro.