Desde o passado dia 22 e até 29 de Maio, está a decorrer a Semana do Pastel Alvites e da Broa de Serpins, promovida pela Junta de Freguesia, com a parceria das pastelarias locais e apoio da Câmara Municipal.
Esta iniciativa visa promover alguns dos produtos gastronómicos mais tradicionais na freguesia, o Pastel Alvites e a Broa de Serpins, e durante oito dias as pastelarias aderentes vão apresentar os seus produtos, promovendo a degustação deste pastel e broa nos seus estabelecimentos, assim como ter várias surpresas para quem as visitar.
E como foi dado a conhecer na apresentação desta Semana, “o Pastel Alvites relaciona-se com a história de Serpins. A ideia nasceu de fazer um pastel único, mas diferente. Sem ser com os produtos endógenos da região (como por exemplo, o mel e a castanha), por já existirem várias iguarias do género, mas um pastel bastante original com abóbora e noz. Um pastel que surge, assim para marcar a diferença, com produtos que também são cultivados nas nossas terras e que é bastante saboroso”, enquanto “a tradicional Broa de Serpins, surgiu do desejo de fazer renascer as receitas tradicionais dos nossos antepassados. O uso das melhores farinhas, incluindo as produzidas no moinho de Serpins, assim como o cuidado aplicado a cada fornada, fazem desta broa um produto único, que segue constantemente para todos os cantos do país e do mundo. Uma broa que mantém as tradições que também valoriza a importância da água e do Rio Ceira para as gentes serpinenses”.
Por tudo isto e como referiu o presidente da Junta de Freguesia, Paulo Simões, “é com enorme satisfação que hoje estamos aqui a lançar a primeira edição da Semana do Pastel de Alvites e Broa de Serpins, (…) evento para nós muito importante, porque promovemos e divulgamos o que de bom se faz na freguesia”, considerando mesmo que “não temos dúvidas em afirmar que esta é uma boa forma de promovermos a nossa gastronomia, a freguesia de Serpins e o nosso concelho da Lousã”.
“Serpins – Uma janela aberta para o Mundo”
Inserida na marca (já registada) “Serpins – Uma janela aberta para o Mundo”, com a qual “pretendemos que seja mais do que uma janela, que seja uma estrada em direcção ao nosso concelho, à freguesia de Serpins”, o presidente da Junta depois de agradecer “ao Rui, ao Bruno e ao Tiago Pereira pelo trabalho fantástico que estão a fazer”, deixou a certeza que “queremos trabalhar para que as pessoas tenham motivos para nos visitar, que possam saborear o que de bom nós temos, que disfrutem da nossa fantástica natureza, desde a Senhora da Graça/Aqualousã, passando pelo Açude do Boque, pela Mata do Sobral, pelo fantástico rio Ceira, do líndíssimo Cabril… motivos não faltam”.
Mas além desta iniciativa que é a Semana do Pastel Alvites e da Broa de Serpins, Paulo Simões deu a conhecer outras já agendadas, terminando por agradecer à Câmara Municipal e ao seu presidente “por todo o apoio que tem dado a Serpins, (…) a sua ajuda tem sido muito importante para nós”, deixando o convite, “disfrutem da nossa gastronomia e da nossa fantástica natureza”.
“Parabéns pela iniciativa e por tudo o que representa”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, deixando palavras de particular apreço ao presidente e executivo da Junta de Freguesia, “pelo dinâmico trabalho diário que desenvolvem”, também o reconhecimento às pastelarias e a todos que se envolveram na organização da Semana do Pastel Alvites e da Broa de Serpins, que vem “promover o desenvolvimento e reforçar a atractividade da freguesia de Serpins e do concelho da Lousã”.