Entre 1 e 3 de Julho, decorreu na sua plenitude e em grande força, a sétima edição da festa das Associações e Coletividades de Serpins, brindando a população local e visitantes com muita animação e alegria.
Para o presidente da Junta de Freguesia, Paulo Simões, esta festa, que decorreu junto à praia fluvial da Senhora da Graça, foi “um momento importante para os serpinenses, em especial para todas as associações e coletividades que demonstraram a sua vitalidade e dinâmica”, acrescentando que esta foi também uma forma de “dar a conhecer e a ajudar as associações”.
De acordo com Paulo Simões, este evento “é um ponto alto do calendário de todos os serpinenses e na região”, destacando “o enorme sucesso desta edição que mobilizou em massa os serpinenses e muitos visitantes”, referindo ainda que “foram dias muito intensos, de muita alegria e animação com um programa forte que permitiu uma dinâmica muito interessante para a nossa freguesia. Estes momentos fortalecem os laços da comunidade e permitem uma dinâmica económica que também é fundamental”.
Programa rico e variado
Os três dias do evento ficaram marcados por vários momentos especiais, com principal destaque para o desfile das Marchas Populares, com a Marcha de Travanca do Mondego, Marcha de Eiras, Marcha de São Martinho do Bispo, Marcha de Vale do Açor e Marcha da Vila de Serpins.
Os concertos de Fernando Correia Marques, assim como os espetáculos do Grupo Repúblika e da Banda Km2, foram também importantes para trazer pessoas a Serpins. Todos eles tiveram centenas de pessoas a assistir, assim como a atuação da Quantunna – Tuna Mista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra que trouxe o espirito académico até Serpins.
A caminhada na Mata do Sobral, a Feira do Porta Bagagens, assim como os jogos tradicionais, a atuação com “The Snazzy Ragamuffins”, a dança com “The Little Power” e o Zumba com a instrutora Jacinta Rodrigues foram igualmente momentos muito participados.
Nas tasquinhas, a gastronomia esteve a cargo de oito associações e coletividades locais, que fizeram as delícias de todos os visitantes.