Na passada sexta-feira, dia 15 de Abril, pelas 15 horas, decorreu no Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital, a cerimónia da Paixão de Jesus Cristo, seguida de Via Sacra pelas capelas, onde estão representadas, em esculturas de tamanho natural, as diversas cenas da Paixão de Cristo.
A Irmandade de Nossa Senhora das Preces, responsável pela gestão do Santuário, e o seu capelão, Rev. Padre Rodolfo Albuquerque, agradecem a todos os que se associaram a estas cerimónias religiosas da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital Sul.
Com efeito, os novos Órgãos Sociais da Irmandade, eleitos para o triénio de 2022 a 2024, estão empenhados em revitalizar o Santuário, pelo que, em íntima colaboração com o capelão do Santuário, bem como com a Junta de Freguesia de Aldeia das Dez e a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, já estão a preparar as próximas cerimónias religiosas, para as quais convidam, naturalmente e desde já, os leitores deste prestigiado órgão de comunicação social.
A primeira dessas cerimónias, conhecida por Festa do Cabeço, realizar-se-á no Domingo de Pentecostes, dia 5 de junho. O programa começa com missa, pelas 11 horas, na capela de Nossa Senhoras das Necessidades, no alto do Monte do Colcurinho, a que se segue a procissão à volta da mencionada capela.
Depois, o aprazível Santuário de Nossa Senhora das Preces é convidativo para nele realizar o almoço, no formato mais tradicional, de farnel e piquenique, ou de forma mais confortável, recorrendo a restaurantes, a que se seguirá uma tarde cultural e recreativa, com animação por grupos musicais e ou etnográficos do concelho de Oliveira do Hospital, cujo programa será divulgado oportunamente, mas já pode reservar esse dia na sua agenda para uma visita ao Monte do Colcurinho, que também é um excelente miradouro natural.
Depois, no primeiro fim-de-semana de Julho, ou seja, nos dias 2 e 3, decorrerá a tradicional Romaria de Nossa Senhora das Preces, que coincide com o Dia da Unidade Pastoral Oliveira do Hospital Sul, e em 2022 será presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano dos Santos Costa.
O programa de sábado passará, durante a tarde, pelo acolhimento dos andores com os padroeiros das paróquias e das Irmandades da Unidade Pastoral Oliveira do Hospital Sul e, à noite, por missa e procissão de velas, seguida de animação noturna.
O domingo começará com a chegada das irmandades, a que se seguirá o acolhimento ao Senhor Bispo e a missa campal, abrilhantada pela Filarmónica de Aldeia das Dez.
Depois de almoço haverá um momento cultural, seguido do descerramento de uma lápide comemorativa deste dia e da majestosa procissão, com o andor de Nossa Senhora das Preces e dos vários padroeiros das paróquias e irmandades da Unidade Pastoral Oliveira do Hospital Sul, que encerrará a romaria religiosa e a festa continuará durante o resto da tarde com animação cultural e musical.
Um dos aspetos mais marcantes da romaria tradicional era a feira que lhe estava associada e que se pretende retomar, embora em moldes diferentes dos anteriores, já que se procurará estimular a venda de artesanato e de produtos locais, pelo que se incentivam os artesãos e os produtores locais a participarem nesta renovada feira, para aí exporem e comercializarem os seus produtos.
O ciclo festivo de verão termina com a Festa de Santa Eufémia, que se celebrará na capela existente na parte mais alta do Santuário, junto à casa da Guarda Florestal, no dia 19 de Setembro. A missa será seguida de procissão, com a imagem da mártir, após o que decorrerá o almoço, no Santuário, em moldes semelhantes ao da supramencionada festa de Nossa Senhora das Necessidades. Do mesmo modo, também haverá animação musical durante a tarde.
O programa detalhado de todas estas festividades, será divulgado em tempo oportuno.