Suspeitos de fogo posto no Caramulo julgados em Vouzela

Fogo

Os dois suspeitos de terem ateado diversos incêndios na Serra da Caramulo, em Agosto de 2013, que provocaram a morte a quatro bombeiros, vão começar a ser julgados em Vouzela, amanhã, terça-feira, dia 7 de Outubro.

Estão acusados pelo Ministério Público pelos crimes de homicídio qualificado, incêndio florestal e ofensa à integridade física. Incorrem na pena máxima de 25 anos de prisão.

Depois de terem estado a beber vodka na praia fluvial de Viladra (Vouzela), Luís Teixeira e Fernando Marinha saíram juntos de mota para atear aquele que foi o maior incêndio de 2013 e matou quatro bombeiros. Segundo a acusação do Ministério Público (MP), a que o i teve acesso, na noite de 20 de Agosto os dois arguidos só pararam numa zona de eólicas, onde atearam o primeiro fogo com um isqueiro.

A seguir, voltaram para trás e atearam outro foco em Lapa de Maruje. Minutos depois, descreve o MP, os arguidos passaram pelo lugar do segundo incêndio e “comentaram entre si, em tom de brincadeira, que o barulho provocado pelo fogo se parecia com o barulho de foguetes”.

Nessa noite, Luís e Fernando terão ateado outros sete focos de incêndio, para que o fogo “evoluísse e se juntasse numa só linha e assim se propagasse mais rapidamente”, segundo a acusação assinada pela procuradora do Tribunal de Vouzela Ana Cláudia Peixoto.

Por volta da uma da manhã, regressaram a casa de moto e, pelo caminho, cruzaram-se com os bombeiros, já a combater as chamas do primeiro foco de incêndio.

Os dois acusados aguardam em prisão preventiva o julgamento que, a pedido do Ministério Público, será realizado por um tribunal de júri, em Vouzela.

Fonte: CENTRO TV