TÁBUA: 36.ª TÁBUA DE QUEIJOS E SABORES DA BEIRA Museu vivo de homenagem aos pastores, às queijeiras e ao mundo rural

Abertura da 36.ª edição da Tábua de Queijos e Sabores da Beira

Decorreu no último fim-de-semana, mais uma edição da Tábua de Queijos e Sabores da Beira, cujo certame que atrai cada vez mais expositores e visitantes, tornando-o numa verdadeira montra do que de melhor se produz e faz no concelho e na região.

Com o queijo como pano de fundo, a ele se associam desde sempre, o pão, os enchidos, o mel e outras iguarias regionais. Mas nesta edição, a ovelha de raça Bordaleira – o Queijo Serra da Estrela produz-se a partir de leite de ovelha desta raça autóctone – foi alvo das atenções, tudo porque, é intenção assegurada pelo presidente da Câmara Municipal, num futuro próximo Tábua (…) «venha a ter queijo [Serra da Estrela] certificado».

No decorrer da sessão de inauguração da Tábua de Queijos e Sabores da Beira, Ricardo Cruz fez saber que tem sido feito (…) «um trabalho a montante», destacando o (…) «maior investimento de sempre efectuado no apoio às explorações agrícolas – são mais de 4,400 animais distribuídos por 185 explorações no concelho de Tábua -, e por isso, temos que continuar a investir para que estes números possam ser aumentados. É esse o nosso desiderato (apoios à instalação de rede eléctrica, rede de águas), como é o caso do apoio à vacinação dos animais, e do apoio no âmbito da “língua azul”».

«Mas não queremos ficar por aqui. Queremos alavancar mais a raça Bordaleira, temos 300 unidades no nosso concelho, e queremos dar um incentivo para que haja queijo certificado no nosso concelho e para que os mais novos optem por trabalhar em prol do mundo rural», referiu.

«Temos estratégia definida, nomeadamente com “incubadora do queijo”», que será instalada na antiga Escola Primária de Vila do Mato, na freguesia de Midões (ver caixa). «O nosso objectivo principal é ter queijos certificado no nosso concelho, tendo em consideração que pertencemos à região marcada do Queijo Serra da Estrela com três freguesias», salientou Ricardo Cruz.

Destacando o “mundo rural”, em particular a pastorícia e a produção do Queijo Serra da Estrela, o autarca considerou a 36.ª da Tábua de Queijos e Sabores da Beira como (…) «um museu vivo de homenagem aos pastores e às queijeiras e ao mundo rural”, onde estiveram presentes mais de 170 expositores.

Manuel Marques (presidente da ANCOSE), Joaquim Lé (presidente da EstrelaCoop) e Emílio Torrão (presidente da CIM da região de Coimbra) e Luís Filipe (representante da CCDR-Centro), foram unânimes em considerar de excelência o trabalho que o Município de Tábua tem feito na defesa do Mundo Rural. «Tábua não esquece os seus pastores e as suas queijeiras», sublinhou Manuel Marques, e por isso (…) «Tábua está a fazer o seu papel», salientou Joaquim Lé.

Recorde-se que a 36.ª Tábua de Queijos e Sabores da Beira contou, como sempre, com um vasto programa cultural e de animação, destacando-se a presença televisiva durante a tarde de domingo no programa Domingão da SIC.
de salientar ainda que  no âmbito do certame, esta a decorrer até ao próximo domingo, dia 4 de Março, o Festival do Borrego Serra da Estrela, com quatro restaurantes do concelho aderentes: Oliva Restaurante (Luna Hotel), vila de Tábua; Verdelhão, L.da, vila de Tábua; Cork and Fork, Vila Nova de Oliveirinha; A Saborosa, Serra da Moita, Mouronho.