TÁBUA: 500 mil euros para obras no Jardim-de-Infância municipal

A Câmara Municipal de Tábua lançou o concurso público para a requalificação e ampliação do Jardim de Infância de Tábua, um investimento de 500 mil euros.

O procedimento, foi publicado na passada quarta-feira em Diário da República e tem como objectivo a requalificação do edifício já existente, com vista à melhoria das condições ambientais e de eficiência energética, para além se ficar dotado com novos espaços.

Depois das obras, a Câmara de Tábua espera ter um jardim-de-infância (…) «preparado para o futuro».

Recorde-se que o jardim-de-infância está localizado na vila de Tábua – junto ao antigo edifício das escolas primárias – tendo uma capacidade para cerca de 100 crianças.

A obra prevê a “restruturação das salas” e a “restruturação de um espaço exterior”, revelou à agência Lusa o presidente do Município, Ricardo Cruz.

A empreitada contempla a criação de salas que estejam disponíveis para as actividades de enriquecimento curricular, nomeadamente a expressão físico-motora/educação física, o inglês, a música, salas que também são específicas para que as educadoras de infância possam fazer o seu trabalho pedagógico.

Trata-se de um projecto que para além da melhoria das condições do refeitório, prevê também uma sala com “capacidade de recessão de terapeutas da fala”.

Ainda segundo o autarca, é (…) «todo um jardim-de-infância remodelado e preparado para o futuro, orientado para as novas áreas pedagógicas e também para dotar obviamente de condições de qualidade».

Com a requalificação e a ampliação da infra-estrutura, serão remodeladas as salas existentes e permitirá criar mais salas para ser feito um trabalho pedagógico “diferente”, onde possam reunir com os encarregados de educação, para além de instalações onde as educadoras possam reunir e uma sala onde possam desempenhar aquilo que são as aulas de enriquecimento curricular.

Para além da melhoria das condições ambientais e de eficiência energética, a imagem do edifício será melhorada com a sistematização de vãos na sua geometria, com a introdução de nova caixilharia, com rutura térmica e vidro duplo, bem como será introduzida uma nova cromaticidade dando uma nova imagem às paredes exteriores.

O jardim-de-infância vai ter ainda no espaço exterior uma zona coberta para que as crianças “possam divertir-se e brincar”, acrescenta Ricardo Cruz.

O prazo de execução do contrato é de 240 dias, de acordo com a informação publicada em Diário da República.