TÁBUA: A PARTIR DE AMANHÃ E ATÉ 7 DE JANEIRO DE 2024 | “Tábua de Natal” começa com “Black Friday” e termina com espectáculo musical

O Município de Tábua e a ADI apresentaram no Centro Cultural de Tábua, a edição de 2023 da “Tábua de Natal”

O executivo camarário em parceria com a ADI (Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital) apresentaram esta terça-feira, mais uma edição da “Tábua de Natal” que tem lugar na vila de Tábua a partir de amanhã, dia 24, e prolonga-se até ao próximo dia 7
de Janeiro.

Sob o lema criado em 2009 – “Cá compra, cá fica”, a edição deste ano apresenta algumas novidades, desde logo, no primeiro dia, com a “Black Friday” a dinamizar as mais de 70 lojas do comércio local (dos mais variados sectores) que aderiram à iniciativa, e onde, este ano e pela primeira vez, os clientes ficam habilitados ao sorteio de Natal através de “Vales de Natal Digitais” (ver caixa).

Também a “Praça de Natal” (praça do Tribunal) vai ter animação q.b. a partir do dia 30 de Novembro – com a chegada dos “Duendes” e do “Pai Natal” – mas sempre com diversas actividades direccionadas às famílias, até 6 de Janeiro. “Cartas ao Pai Natal”, concertos e espectáculos, casinhas de madeira, passeios de charrete (dinamizados pelo pela GEA ACAT (Associação de Cavaleiros e Amazonas de Tábua), doçaria, artesanato… e onde não faltará a tão tradicional beirã “Fogueira de Natal”, são alguns dos “ingredientes” para uma visita à “Praça de Natal”.

Para Ricardo Cruz a “Tábua de Natal” evoluiu, e a prova está na “Praça de Natal” (…) «que é um espaço que prevê, ao longo dos fins-de-semana, ser um espaço de centralidade, um espaço de atractividade, um espaço inter-geracional, e um espaço onde possam (re)viver as experiências e tradições do Natal», somando valor à “rede de iniciativas” previstas na “Tábua de Natal” e que envolvem o movimento associativo.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Tábua, a edição deste ano da “Tábua de Natal” é mais um passo nas iniciativas que têm por objectivo atrair mais gente ao “coração” do concelho (…) «sejam eles residentes, turistas ou mesmo aqueles tabuenses que têm aqui uma segunda habitação», mas, (…) «sempre com uma base clara que é o incentivo às compras no comércio local».

Também outra das “novidades” – este ano com o cunho dos Bombeiros Voluntários de Tábua – será o “Comboio de Natal” (…) «como forma de ajudar e incentivar as crianças para a Escolinha dos Bombeiros».

Ainda no decorrer da conferência de imprensa que teve lugar no “hall” do entro Cultual de Tábua, Ricardo Cruz revelou que para a realização da “Tábua de Natal” foi alocada uma verba que ronda os 45 mil euros, que pretende dar (…) «dinamismo e qualidade, e alavancar as iniciativas que se fazem, sem perder o foco do espírito natalício, da solidariedade e da convivência».

O foco paralelo, ainda de acordo como autarca é o da economia local (…) «que se faz com os tabuenses e com aqueles que nos visitam nesta época».

«Os que nos visitam e os que se deslocam a Tábua têm que ter actividades para se sentirem bem e puderem voltar, e deixar cá também alguma da sua riqueza na aquisição dos nossos produtos», assim como o comércio local que, segundo acredita Ricardo Cruz (…) «quantas mais iniciativas houver, mais propicia a interacção, sem ter que se deslocar para outros meios».

À semelhança dos anos transactos, de 1 de Dezembro a 5 de Janeiro de 2024, decorre o Concurso de Montras e Árvores de Natal, estes direccionados às empresas/estabelecimentos aderentes.

“Vales de Natal Digitais”

Para concorrer, os participantes terão que aceder a uma aplicação própria – disponível no portal do Município de Tábua – preenchendo um formulário onde deve constar, para além dos dados pessoais, o número da factura – e nome da loja onde foi realizada a compra – e nela deverá constar o NIF (número de contribuinte) do cliente. Ressalve-se que esta é uma condição obrigatória para a validação da participação.

Ao contrário dos anos anteriores, este ano, por cada compra efectuada até ao valor de 9,99 euros, corresponde 1 participação/senha (independentemente do artigo adquirido). Por exemplo, um simples café, corresponde a uma participação/senha. O tecto máximo do valor da compra é de 500 euros, e corresponde a 40 participações/selos.

De referir que os prémios são de: 1.º) 500 euros | 2.º) 300 euros | 3.º) 200 euros, e são válidos em compras efectuadas em qualquer uma das lojas aderentes.

Recorde-se que a iniciativa “Vales de Natal Digitais” decorre entre o próximo dia 1 de Dezembro (sexta-feira) de 2023 e 5 de Janeiro de 2024 (sexta-feira).

Para o presidente da Câmara, esta medida – transformar as senhas em papel em senhas digitais – foi a forma encontrada para (…) «deixar de produzir milhares de senhas que no final da iniciativa iam para o lixo, ainda que reciclado posteriormente», explicou Ricardo Cruz.

(com vídeo na página
do Facebook de A COMARCA DE ARGANIL)