Teve lugar esta segunda-feira, 5 de Outubro, no Centro Cultural de Tábua, a cerimónia solene de abertura da Academia Sénior de Tábua, no decorrer da qual o Coordenador para a Área Pedagógica, Arménio Coimbra, fez um balanço dos três anos de existência da Academia Sénior que, neste ano lectivo tem inscritos 86 alunos. De salientar que a Academia Sénior de Tábua tem disponíveis para os seus alunos 15 disciplinas, leccionadas por 24 professores.
A vice-presidente da autarquia, Ana Paula Neves, interveio de seguida dando as boas vindas a todos os alunos e professores, e realçou a importância do projecto em prol do envelhecimento activo, promovendo o bem-estar físico e mental dos seus alunos.
Seguiu-se a Conferência “Envelhecimento Activo e com Sentido”, com a oradora Margarida Pedroso de Lima, professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
O momento musical da tarde foi preenchido pelos cavaquinhos e pela música tradicional portuguesa do grupo TIROLIRO da Aposénior – Universidade Sénior, a que se juntou os elementos do Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior de Tábua, que apresentou “à capella” e pela primeira vez, a canção “Olhos Negros”, seguindo-se uma atuação em conjunto de ambos os grupos.
A encerrar a cerimónia o residente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, destacou a importância da Academia no dia-a-dia dos seus alunos, promovendo o convívio aliado à aprendizagem de novos saberes e novas disciplinas, ao mesmo tempo que fez votos para que o ano lectivo que se iniciou corra da melhor forma possível.