Um choque frontal entre dois veículos ligeiros na EN337 (Variante de Tábua/Rojão), em Tábua, obrigou ao corte daquela via nos dois sentidos por mais de uma hora. Da colisão resultaram um morto, um ferido grave e um ligeiro.
O acidente entre os dois veículos ocorreu no domingo, cerca das 15,20 horas, no sentido Tábua/São João de Areias – junto da ponte sobre o rio Mondego – tendo os dois ocupantes de uma das viaturas ficado encarcerados.
Ao que a A COMARCA apurou no local do acidente, tratava-se de um casal de origem inglesa, na casa dos 60 anos de idade. O condutor do outro veículo, um indivíduo de nacionalidade portuguesa, com cerca de 25 anos, padeiro de profissão, residente no concelho de Tábua, sofreu ferimentos ligeiros.
A violência do embate fez com que o carro – um Fiat Punto (onde seguia o casal) – fosse projectado contra a barreira da estrada, e a amálgama em que ficou, dificultou os trabalhos de desencarceramento, como explicou aos jornalistas o Adjunto do Comando dos Bombeiros Voluntários de Tábua, João Correia, ao fazer o ponto da situação, cerca das 16,20 horas: «O alerta foi dado por popular que passava no local, e à nossa chegada deparámo-nos com duas vítimas encarceradas. O trabalho de desencarceramento foi demorado devido à estrutura do carro estar em contacto com uma das vítimas. Dos três feridos, dois encontram-se em estado grave».
Após o desencarceramento, a mulher – que seguia no lugar do pendura – foi transportada para o CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), e pela gravidade dos ferimentos, o marido foi helitransportado, mas apesar dos esforços das equipas de bombeiros e de médicos, quer no local como depois em Coimbra, acabou por não resistir aos ferimentos vindo a falecer.
No socorro às vítimas estiveram envolvidos cinco meios (3 ambulâncias, carro de desencarceramento, e uma VUCI para lavagem do pavimento) do corpo de Bombeiros de Tábua, VMER (Viatura Médica de Emergência) e o helicóptero do INEM de Santa Comba Dão, a viatura SIV (Suporte Imediato de Vida) de Arganil, num total de 22 elementos, e também elementos da GNR.
Com vídeo em: http://youtu.be/GOUc7Ak5kLg