Perspectivar o futuro
O presidente da ADIBER apresentou em Tábua os resultados da intervenção do Subprograma 3 do PRODER na Beira Serra e da implementação da Estratégia Local de Desenvolvimento (ELD), que se traduziu num volume global de investimento de mais de 12,5 milhões de euros, associado a um apoio de cerca de 7 milhões de euros, que correspondem a 134 pedidos de apoio que foram aprovados com dotação financeira.
Miguel Ventura revelou ainda que, sendo as prioridades definidas na ELD ligadas à criação de emprego, ao turismo e à qualificação das respostas sociais dirigidas à população mais vulnerável, foram criados 207 postos de trabalhos e preservados 121. Foram criadas 27 empresas, e modernizas 37. Foram ainda criadas 25 novas unidades de turismo de espaço rural, que representam 156 novas camas. No âmbito da ELD foram ainda apoiadas 24 IPSS, beneficiando 2.252 utentes, e beneficiados 633 jovens.
«Estas intervenções distribuem-se por toda região, promovendo-se deste modo a coesão territorial e social e uma melhor qualidade de vida a todos os seus residentes» disse, ao explicar que esse é outro dos objectivos da ELD. Atendendo ao facto de o nível de execução das ELD ser de 60% do orçamentado, o presidente da ADIBER destaca a necessidade de se acelerar a execução dos projectos, (…) «para que no final de 2014, o total das ajudas perspectivadas possam ter sido aplicadas na economia real, através dos pagamentos aos Promotores».
Veja todas as intervenções
Mais desenvolvimento na Edição em papel ou