TÁBUA: Avô condenado a 5 anos de prisão por abusar das netas

abuso-contra-criancas

Homem de 70 anos praticou os crimes em Tabua, durante as férias escolares

O Tribunal de Coimbra condenou esta quinta-feira um homem de 70 anos, residente no concelho de Tábua, a cinco anos e seis meses de prisão por abuso sexual agravado de duas netas.

“Estes comportamentos são graves e não podem ser tratados como se nada se tivesse passado. Mas, se fossemos atender à sua culpa, teria mais do que a pena que teve”, sublinhou o juiz, considerando que a pena não é mais pesada devido à idade do acusado e à inexistência de antecedentes criminais.

O indivíduo aproveitava as férias escolares, altura em que estava na quinta dos pais das duas crianças, para as convidar “a passear”, momentos em que alegadamente praticava os crimes de que era acusado.

Uma das netas, nascida em 1995, terá sido abusada pelo avô entre os sete e os dez anos, e a sua irmã, nascida em 2003, entre os nove e os dez anos.

O arguido praticou “de forma livre e consciente” os crimes de que era acusado “um total de vezes não concretamente apurado”, aproveitando-se “da confiança dos pais”, concluiu o Tribunal de Coimbra, citado pela Lusa.

Os juízes consideraram “credíveis” os depoimentos das testemunhas, rejeitando a tese do avô, de que “seria um filme montado pela cabeça” de uma das netas.

No total, o sujeito era acusado de sete crimes de abuso sexual de criança na forma consumada e dois crimes de abuso sexual na forma tentada, revela a TVI 24.