TÁBUA: Ballet “A Bela Adormecida” encheu Centro Cultural

O espectáculo foi um sucesso e encheu o Auditório Ivo Portela, no Centro Cultural de Tábua, que recebeu uma criação da arganilense Tamára Simão, responsável pela Escola de Ballet – integrada no projecto cultural da Academia Condessa das Canas – da vizinha vila de Arganil.

O original do ballet “A Bela Adormecida” recorde-se, é do compositor russo Tchaikovsky, com libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, de cuja adaptação de Tamára Simão mereceu o aplauso e os melhores elogios de quem no último sábado assistiu à “recriação” da jovem arganilense, que levou a palco os jovens alunos da Escola de Ballet da Academia Condessa das Canas, projecto patrocinado pela Santa Casa da Misericórdia de Arganil, a que se associaram também os actores arganilenses da TEIA (Teatro Experimental de Intervenção em Arganil) secção da Associação Juvenil CUME.

Para quem não teve oportunidade de assistir, “A Bela Adormecida” inicia-se com o Prólogo: O Baptizado | Acto I – O Feitiço | Acto II – A visão | Ato III – O Casamento – baseado no contos de fadas do escritor francês Charles Perrault – e é um “clássico” da Disney, e cuja adaptação levada ao palco do CTT foi brilhantemente interpretada.

No final do espectáculo, a “cumista” e professora de ballet, Tamára Simão, não quis deixar de agradecer o papel da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, nomeadamente do seu Provedor, José Dias Coimbra e da responsável pela animação da instituição, Joana Ribeiro (…) «pois sem essa colaboração, não tinha sido possível a continuidade do trabalho da Escola de Ballet», hoje integrada no projecto cultural da Academia Condessa das Canas, salientou.

A responsável deixou ainda o seu apreço à Câmara Municipal de Tábua – representada pelo vereador António Oliveira – (…) «pelo magnífico espaço» que acolheu o espectáculo, bem como a todos os colaboradores da autarquia (…) «que contribuíram para a preparação do mesmo». Tamára Simão deixou ainda palavras de agradecimento à Associação Juvenil CUME e ao TEIA, que colaboraram no evento através da participação de diversos actores.

Por último, Tamára Simão transmitiu uma palavra de carinho e reconhecimento aos pais (…) «por me confiarem estes magníficos jovens», concluiu.