Integrada nas comemorações do Feriado Municipal (ver notícia relativa), o Executivo liderado por Ricardo Cruz inaugurou na manhã da passada quarta-feira, a Rede de Drenagem dos Aglomerados de Venda da Esperança, Balocas e Valongo, um investimento superior a 1,2 milhões de euros, no âmbito de uma candidatura da Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela (AINTAR).
No total são mais de 6 km de conduta gravítica e mais de 1,5 km de conduta elevatória que conduzem os resíduos para a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Percelada/Vila Chã.
A inauguração decorreu na Estação Elevatória de Balocas, e na ocasião, o autarca lembrou que (…) «ainda não completámos três anos de mandato e já investimos mais de seis milhões de euros nesta área no concelho», assegurando que estão já a ser preparadas novas candidaturas.
Com praticamente 80% de saneamento instalado no concelho, Ricardo Cruz admite, contudo, que o que falta (…) «poderá nunca ser possível de atingir e haverá zonas onde poderá haver sempre a necessidade de uma fossa séptica», estando previsto aumentar a capacidade de rápida recolha para esses casos.
Habitantes têm ligação gratuita ao ramal
Para o presidente da União das Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, esta foi (…) «a obra pública mais importante nos últimos 20 anos. Não só pelo investimento, mas também pela importância que terá na qualidade de vidas destas pessoas de Balocas, Venda da Esperança e Valongo».
Recorde-se que o sistema agora inaugurado serve cerca de 250 pessoas e 200 habitações, e cerca de 20% da população da União das Freguesias, que fica com uma cobertura de 85%, ficando a faltar as localidades de S. Geraldo e Loureiro.
Paulo Catalino Ferraz, presidente da AINTAR (Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela), congratulando-se com a obra, não deixou, contudo, de reconhecer que esta (…) «já devia ter sido feita há décadas». «Este trabalho não acaba aqui. É um trabalho contínuo, de manutenção», acrescentou.
Com o “plano estratégico” com fundos comunitários “2030” em vista, Paulo Catalino Ferraz aguarda orientações do novo Governo (…) «para continuarmos a fazer investimentos nesta área do ambiente».
A partir do próximo dia 30 de Abril sairá edital (…) «para que população possa fazer ligação gratuita ao ramal”, fez saber o presidente da Câmara Municipal de Tábua.