TÁBUA: BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TÁBUA COMEMORARAM 89 ANOS – Associação Humanitária perpetua antigos presidentes e comandantes

Rui Andrade anunciou a recandidatura à presidência da Direcção da Associação Himanitária

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua (AHBVT) assinalou no último domingo, 89 anos de actividade marcada pelo lema “Vida por Vida”, e onde, para além da bênção de uma nova ambulância, o descerramento de cinco fotos de antigos presidentes e comandantes, na Sala Presidencial, marcou de forma indelével o aniversário dos bombeiros tabuenses.

Às comemorações do 89.º aniversário a direcção dos Bombeiros associou a Festa de Natal, que este ano teve como “prenda” a inauguração e bênção de uma nova ambulância todo-o-terreno, apadrinhada por Adelaide Catarina Ferreira e Eurico Tavares (ver caixa).

Ainda antes da sessão solene comemorativa do aniversário, procedeu-se à colocação/descerramento de cinco fotos – Diogo Simões (antigo comandante), João Correia (antigo comandante em substituição), António da Conceição Carvalho Nunes (presidente da Direcção – e a quem se deve a criação dos Centros de Exames de Condução de Tábua, Portimão, Fundão e Mirandela), Arlindo Marques da Cunha (presidente da Mesada Assembleia-Geral) e Mário de Almeida Loureiro (presidente da Direcção), num gesto de homenagem (…) «e reconhecimento de gratidão por tudo o que fizeram em prol da Associação», como sublinhou Rui Andrade, actual presidente dos Bombeiros.

Para Rui Leitão, comandante dos bombeiros da vila de Tábua a celebração do aniversário não é apenas uma data, mas antes (…) «um símbolo do esforço, dedicação e coragem que cada bombeiro e bombeira colocam ao serviço da nossa comunidade», salientando o aumento da operacionalidade e destacando a terceira escola (em 20 meses), que começou em Novembro (…) «reflecte o ritmo e a capacidade de renovação que orgulhosamente mantemos».

Abrangente, depois de dirigir palavras de elogio, reconhecimento e gratidão a toda a “família bombeiro” que diariamente desempenham funções, o comandante abordou a “malfadada” crise no voluntariado. «Reconhecemos a realidade, mas não nos resignamos. Cabe-nos reflectir profundamente e encontrar formas de atrair mais pessoas para esta causa nobre. Acredito que o exemplo de cada um de nós será a melhor inspiração para as gerações futuras», vincou.

Com a tragédia de Setembro ainda bem viva, Rui Leitão homenageou os três bombeiros da corporação tabuense de Vila Nova de Oliveirinha que sucumbiram no combate ao incêndio em Vila do Mato. «Perdemos três dos nossos bravos (…) a união entre as duas corporações do concelho, o trabalho incansável para minimizar riscos e proteger vidas e bens, demonstra o verdadeiro espírito do voluntariado nos bombeiros. Ao comandante Nuno Santos e ao presidente Vítor Melo, reforço: continuem a orgulhar-se da força e coragem que têm demonstrado. A memória dos nossos heróis vive no exemplo que deixaram e na nossa determinação em honrá-los. À Sónia, ao Paulo e à Susana peço uma enorme salva de palmas».

Dirigindo-se ao presidente da Câmara Municipal, o comandante agradeceu a aceitação do pedido para atribuição de mais uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) – de duas para três – que aguarda confirmação do Poder Central. «Precisamos que o Poder Central compreenda as nossas necessidades e reconheça a nossa importância, que está acima de ciclos e estados de alma», concluiu.

O presidente da Direcção da AHBVT começou por prestar homenagem (…) «aos três heróis da nossa vizinha e amiga corporação de Vila Nova de Oliveirinha (…) cuja coragem e abnegação ficará para sempre na memoria de todos nós», tendo sido observado um minuto de silêncio.

Admitindo que 2024 (…) «foi um ano muito exigente e desgastante» e que para a Associação (…) «todos os dias são um desafio», Rui Andrade reconheceu e elogiou o profissionalismo e a dedicação (…) «destas mulheres e homens que acompanham pessoas em várias batalhas ao longo da vida. Lidam diariamente com cenários de felicidade e de tristeza desde nascimentos, doenças e até a morte, mas nunca as abandonam».  «Vocês são a nossa alma e uma das nossas maiores fontes de inspiração».

A quatro meses do fim do mandato, Rui Andrade fez o balanço das sete promessas aquando da tomada de posse: Análise financeira – proceder á auscultação das necessidades dos funcionários, corpo de Bombeiros e centros de exame; Renovação e revisão dos estatutos AHBVT, actualização ficheiros de sócios; Promover a abertura dos Bombeiros à população; Elaboração de candidaturas para reformular instalações e aquisição de veículos operacionais e equipamentos, bem como a eficiência energética das instalações; Adquirir terreno para construir novo edifício para centro de exames de Tábua; Colocar as fotos dos antigos Presidentes e comandantes na Aala Presidencial; Realizar o famoso baile grande.

«Executados todos estes pontos, excepto um (baile grande) porque teve ser cancelado devido á tragédia que aconteceu, e há falta de motivação e alegria para o concretizar, podemos dizer que os nossos compromissos eleitorais foram atingidos. Temos um sentimento de dever cumprido, mas ainda não estamos satisfeitos, porque sentimos que ainda há muito para fazer. Para nós Direcção, o mais importante de tudo que temos de valorizar e enaltecer é a qualidade operacional o rigor e disciplina que hoje este corpo de Bombeiros tem. Temos tido muito trabalho recuperar aquilo que esta instituição tinha perdido há muito, O RESPEITO», constatou.

Após o “balanço” Rui Andrade perspectivou o futuro (…) «temos novas ideias novos projectos», desde logo (…) «vamos concentrar esforços na edificação de raiz do novo Centro de Exames Tabua; substituir o telhado e pintar o edifício-quartel; fazer as novas camaratas masculinas e nova central telefónica, faremos o novo parque de estacionamento para viaturas das escolas de condução – protocolo já celebrado com o Município. Com ajudas ou sem ajudas vamos comprar um carro novo de combate a incêndios florestais. E a 19 de Abril, sábado de Páscoa, é o dia remarcado para o Baile Grande».

Antes de terminar a intervenção, Rui Andrade em nome pessoal e dos órgãos sociais, prestou uma homenagem muito especial (…) «a uma pessoa Especial, ao Serafim Ferreira Alexandre, nosso Presidente do Conselho Fiscal. Por tudo aquilo que deu a todas as Instituições e Associações por onde passou ao longo de décadas, o nosso muito obrigado. É inspirador trabalhar ao seu lado. A sua ética e comprometimento são admiráveis. A competência e rigor, fazem de si um verdadeiro modelo a ser seguido pelos mais jovens. Gostaria de expressar mais uma vez a nossa mais sincera admiração pela pessoa que é».

Depois de agradecer a presença de todos, Rui Andrade deixou um repto: «Caso me queiram acompanhar, serei candidato a Presidente da Direcção da nossa Associação nas próximas eleições que se irão realizar no próximo mês de Março 2025».

A encerrar a sessão solene comemorativa do 89.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tábua, Ricardo Cruz começou por reconhecer e homenagear o trabalho da actual direcção (…) «que está aqui para servir os Bombeiros». «Honra-me presidir a uma Câmara, que de acordo com a sua disponibilidade, está ao serviço do Corpo de Bombeiros e da Associação Humanitária», aludindo às duas corporações do concelho, quer na melhoria das instalações quer nos apoios financeiros.

Anunciando o deferimento camarário da proposta de criação da terceira EIP para os Bombeiros Voluntários de Tábua, o autarca reclamou do Estado apoios efectivos para os Bombeiros. «Se as autarquias fazem o seu papel dentro das suas possibilidades, se a sociedade civil faz o seu papel dentro das suas possibilidades, se as direcções das associações humanitárias fazem o seu papel, há também que o Governo – nomeadamente o Estado Português – fazer o seu papel no reforço das instalações e, sobretudo, naquilo que são os equipamentos. Fiquei aborrecido (para não dizer outra palavra) com a resposta que nos foi dada relativamente aos incêndios deste ano, mas, ainda assim, não deitamos a toalha ao chão. Achamos que é necessário haver um reforço destes equipamentos», concluiu.