No próximo dia 29 de Janeiro, a Casa dos Tabuenses em Lisboa, vai celebrar o seu 90.º. aniversário, com um almoço-convívio no restaurante Caravela de Ouro, em Algés.
O programa tem início pelas 12-30 horas, com a recepção aos participantes;13, almoço comemorativo; 16, cerimónia oficial de mensagens alusivas ao evento; e 17, animação musical com Gonçalo Barata;
Lembramos que a nossa Instituição tem a sua génese no Grémio Regional Tabuense, criado em Dezembro de 1932 e legalmente constituído com estatutos aprovados pelo Governo Civil de Lisboa em 23 de Janeiro de 1933. Os seus primeiros corpos sociais foram eleitos em assembleia constituinte de 29 do mesmo mês, tendo como principal objectivo a fundação de uma Misericórdia e a construção de um hospital e que havia de ser plenamente alcançado.
Em 1940, o corporativismo do Estado Novo, obrigou o Grémio Regional Tabuense a alterar a sua designação. Foi escolhido o nome de Casa dos Tabuenses, aprovado pelos seus sócios em assembleia geral de 7 de Janeiro de 1940.
Na última assembleia geral, realizada em 8 de dezembro de 2013, e em várias reuniões de ex-dirigentes, não havendo espaço próprio em Lisboa, foi sugerido recorrer-se à mesa da Santa Casa, solicitando apoio para, em Tábua, acolher o espólio da Casa dos Tabuenses tendo em conta a sua génese comum. Acolhimento este, se possível, em espaço onde se pudesse realizar a sua exposição com manutenção a cargo dos órgãos sociais em exercício.
Em Setembro de 2020, alegando sentir grandes dificuldades na obtenção do apoios da comunidade tabuense para dar continuidade às actividades da Casa dos Tabuenses, a direção renunciou aos seus cargos, depositando na mesa da assembleia geral a responsabilidade de preservação do seu espólio, oferecendo a sua disponibilidade para ajudar no que for necessário até se encontrar novo elenco directivo.
A situação que se vive desde 2013, não impediu que se mantivesse bem viva a chama da nossa Casa. A mesa da assembleia geral e o conselho fiscal, assumiram a gestão institucional e, com o espírito de solidariedade da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa, representou-se sempre o nosso concelho com a maior dignidade em todos os eventos realizados em Lisboa e na província. Honra seja feita ao nosso presidente do conselho fiscal, dr. António Pais de Almeida e sua esposa Ana Paula Moreira de Matos, sempre presentes na primeira linha.
No jantar que realizámos em 25 de Junho de 2022, dissemos ser a hora de se mobilizarem consciências e se avançar para a constituição de um elenco dirigente com um plano de actividades para o futuro, contendo ideias e projetos que possam agregar a comunidade tabuense na sua prossecução.
Estamos certos de que nosso Município não deixará de apoiar os esforços que se reunirem à volta da concretização dessas ideias, desses projetos.
O historial da Casa dos Tabuenses, riquíssimo em exemplos de grande amor ao nosso concelho, de luta pelo desenvolvimento sociocultural das nossas gentes, materializados em obra feita e na representação e divulgação do nosso concelho, exige que a revitalizemos e ergamos bem alto o seu prestígio.
As inscrições para o almoço podem ser feitas através dos telemóveis 917914919 (Amílcar Martins) ou 914901088 (País de Almeida )
Tabuense, estimado conterrâneo amigo, esperamos por si, em Algés no dia 29 de Janeiro.