Decorreu na passada quarta-feira, 25 de Outubro, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) em Carnaxide (Oeiras), a cerimónia de lançamento do projecto “Gerações Bravo”.
Trata-se de uma iniciativa que pretende conhecer as motivações das mulheres e dos homens que escolheram ser bombeiro voluntário, optando por uma das formas mais exigentes do voluntariado.
O projecto “Gerações Bravo” vai auscultar, através de um questionário que ficará disponível online, a partir de Janeiro do próximo ano, três gerações de bombeiros, com idades entre os 18 e os 70 anos, que integram o quadro activo, de comando, mas também de honra e de reserva, visando compreender a sustentabilidade futura do voluntariado e definir estratégias de incentivo ao voluntariado nos bombeiros voluntários.
O comandante Rui Leitão, dos Bombeiros Voluntários de Tábua, bem como a sua família, foi uma das duas famílias de Bombeiros Voluntários seleccionadas a nível nacional, como embaixadora do projecto.
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua, Rui Andrade, e o vice-Presidente da Câmara Municipal de Tábua – que acumula o pelouro municipal da Protecção Civil – António Oliveira, acompanharam o comandante e a sua família à sede da ANEPC na apresentação do projecto, que contou ainda com as participações do presidente da ANEPC, Duarte Costa e da Secretária de Estado da Protecção Civil,
Patrícia Gaspar.