SARZEDO (Arganil): Incêndio na zona industrial mobilizou centena e meia de operacionais

O incêndio que deflagrou na madrugada da última quinta-feira, dia 5, foi dado como extinto este domingo, 75 horas depois do seu início.

No combate às chamas – estilha em madeira – na empresa de “pellets” (pequenos cilindros de madeira compactada), localizada em Sarzedo, foi dado às 05H56, e, desde logo, o comandante dos Bombeiros Voluntários Argus (Arganil) previu os trabalhos não seriam fáceis (…) «deverão estender-se por várias horas, devido à quantidade de material», localizado na parte do armazém, onde são guardadas as madeiras.

No ataque inicial, foram mobilizados 143 operacionais, apoiados por 53 viaturas das corporações de bombeiros do Comando Subregional da Região de Coimbra, que, apesar do “ataque musculado” foram insuficientes para debelar o incêndio.

Um dia depois (sexta-feira), o incêndio continuava activo, com os operacionais a procederem à remoção da biomassa e do material na zona do armazém – local onde o incêndio continuava a lavrar, situação que levou a Fernando Gonçalves, comandante dos Bombeiros Voluntários de Arganil, a admitir mais dias de trabalho (…) «vamos ter aqui trabalho para mais uns dias. Esperamos que até domingo esta situação fique totalmente resolvida», isto numa altura em que estavam envolvidos no combate às chamas 151 operacionais, apoiados por 58 viaturas.

E se o disse assim aconteceu. Na manhã do último domingo – 75 horas depois do seu início – os bombeiros desmobilizaram, tendo o fogo sido dado como extinto.

Recorde-se que esta é a mesma empresa de “pellets” que em Agosto deste ano registou um outro incêndio na zona da fábrica.