(com vídeo) | TÁBUA: Coro Polifónico comemorou aniversário – A (en)cantar desde 2010

Com o Auditório Eng.º Ivo Portela (Centro Cultural de Tábua) cheio, o Coro anfitrião, dirigido pelo Maestro Cristóvão Ramalho, foi acompanhado ao piano pelo professor Mário Cruz, e em dia de festa estreou três novas peças – “Ronda”, “Boadeiro” e “Lacrymosa” – que se juntaram aos já bem conhecidos temas “O Vosso Galo Comadre”, “Trai-Trai” e “Coro dos Escravos”.

Sempre em crescendo, o “sonho” de Ana Paula Neves tem vindo a ganhar (cada vez mais é notória) qualidade, e disso é testemunha a plateia que efusivamente aplaudiu em pé os coralistas tabuenses.

Associando-se às comemorações, realce também para a participação do “Orfeon Xoan Montes”, vindo de Lugo (Espanha). Dirigido pela “mezzosoprano” Elisabet Filgueira Gesteira, destaca-se por ser constituído apenas por vozes masculinas, cujo efeito penetrante não deixou ninguém indiferente, sobretudo pela “facilidade” de compreensão dos temas galegos “Lonxe da Terriña”, “Pandeirada Ourense” e “Ruinas de un Monasterio”.

A fechar a noite esteve em palco o Orfeão de Rio Tinto (Gondomar) – que este mês celebra 25 anos de actividade – que brindou os presentes com sete temas, destacando-se as peças “Senhora de Aires”, “Haja o que Houver” e “Te Quiero”.

E porque se tratou de uma noite de aniversário, o final foi em festa – onde não faltou o tradicional “Parabéns a você” – com os coralistas dos três grupos em palco para interpretarem em uníssono o tema galego “O Voso Galo Comadre”, que faz parte do repertório dos três coros.