Numa iniciativa da Comissão de Festas de Nosso Senhor dos Milagres, realizou-se no domingo, dia 16 de Dezembro, a cerimónia de inauguração do restauro dos altares e interior da Capela.
O mau estado de conservação do templo fez com que em 2013 –depois de terem contribuído activamente para a abertura da Casa Mortuária da Igreja Matriz – a Comissão de Festas abraçasse o difícil projecto de restauro do templo setecentista, “ex-libris” da vila de Tábua.
Com uma herança de pouco mais de 80 euros de saldo (2013),Carlos Abreu deu conta que os ganhos com a mais importante festa religiosa-pagã da sede do concelho (…) «nunca chegaram ao destino/Capela», fazendo com que ao longo dos anos o estado de degradação fosse aumentando, chegando ao ponto de puder colocar em risco a segurança dos crentes e visitantes.
«Os dois altares laterais da zona octogonal estavam seguros por suportes» e para além destes os dois púlpitos encontravam-se deteriorados,o mesmo acontecendo com o arco que faz a ligação com o altar-mor, também ele bastante danificado, e igualmente com o tecto, dotado de um fresco, que apresentava fissuras, recorda o presidente da Comissão de Festas.
A solução foi, por isso, arregaçar as mangas e avançar para o restauro. Ao longo de praticamente cinco anos o objectivo da Comissão de Festas foi arranjar apoios e sobretudo dinheiro para custear as obras.
Com muito empenho por parte de todos, a obra cujo investimento ronda os 60 mil euros ficou pronta e foi inaugurada no domingo, numa cerimónia singela que contou com a presença do Vigário Episcopal da Diocese de Coimbra, Padre Pedro Miranda, do Coro Polifónico do Município de Tábua, e do Quarteto de Sopros da Academia Artística do Município de Tábua, a que se associaram os elementos da Comissão de Festas e muitos tabuenses.
Ainda antes da visita e explicação das diversas intervenções por que passou a Capela de Nosso Senhor dos Milagres, Carlos Abreu anunciou ser aquele o seu último acto enquanto presidente da Comissão de Festas, pelo que aproveitou para (…) «prestar homenagem a todos os colaboradores que ao longo de seis anos deram o seu melhor para que esta obra se realiza-se, e agradecer aos tabuenses, ao comércio, à indústria, no fundo, a todos aqueles que connosco,desde a primeira-hora, nos ajudaram a levar este projecto em frente, nomeadamente ao Município de Tábua e à Secretaria Regional da Cultura», concluiu.
Recorde-se que devido às obras de restauro, a imagem de Nosso Senhor dos Milagres encontrava-se na Igreja Matriz, tendo no domingo regressado em procissão à sua Capela, num momento que emocionou os presentes.
Para os muitos dos fiéis que assistiram às cerimónias, o sentimento era um: “Está bonita a nossa Capela”.