A estratégia turística do Concelho de Tábua tem um dos seus pilares assente na valorização do património histórico, arqueológico e arquitectónico, que é um importante fator que contribui para a sua afirmação no futuro e no caminho que pretende trilhar para o seu desenvolvimento.
Valorizar e estudar todos os momentos da sua história e perceber como foram alcançados os dias de hoje, é um propósito que o Município de Tábua pretende prosseguir, sendo exemplos a criação da Carta Arqueológica do Concelho de Tábua, a sua integração na Associação de Municípios do Portugal Romano ou a realização de iniciativas que promovam esta temática.
Assim, considera-se estarem criadas as condições para a dinamização de projetos que contribuam para aumentar o conhecimento detido sobre o passado deste território e transformar este potencial em resultados concretos que contribuam para a diversificação e qualificação da oferta turística do concelho.
É enquadrado neste objetivo que o Município de Tábua, em estreita colaboração com a Direção Regional de Cultura do Centro, irá organizar a exposição “Tábua Romana: Fragmentos da nossa história”, que estará patente na Biblioteca Pública Municipal João Brandão, entre os dias 15 de Dezembro de 2023 e 29 de Fevereiro de 2024.
Os visitantes irão ter o privilégio de conhecer, em duas vitrines e em dois painéis, alguns dos vestígios arqueológicos da Época Romana até ao momento identificados no território tabuense, nomeadamente um espólio composto por um conjunto de moedas romanas, proveniente de um achado ocorrido em inícios da década de 80 do século XX.
Esta iniciativa insere-se no âmbito das ações de levantamento, estudo e divulgação do Património Histórico-Arqueológico do Concelho de Tábua, enquadráveis na elaboração da já referida Carta Arqueológica concelhia.
A inauguração da exposição decorrerá hoje, dia 15 de Dezembro, pelas 15 horas.