Na tarde desta segunda-feira, um dia depois do último dia do certame e das Festas do Concelho, o executivo fez um balanço positivo dos cinco dias considerando que a opção (…) «foi a opção certa», tanto na escolha do cartaz (mais virado para a nossa realidade) graças ao qual (…) «as pessoas gostaram e aderiram em massa», como na alteração da data – as edições anteriores tinham lugar na última semana de Junho -, mas, a partir de agora passa a realizar-se nos primeiros dias de Julho.
Mário Loureiro disse ainda que se registou um acréscimo muito significativo em relação a 2014, e que mesmo sem os valores ainda apurados (…) «verificamos que houve um acréscimo da Receita, tendo sido ultrapassados os valores da última edição», sublinhou.
Mário Loureiro lembrou que também que aquele registo é significativo (…) «porque fizemos esta iniciativa sem aumentarmos a despesa e conseguimos rentabilizar os espectáculos. Podendo mesmo dizer que ficaram com valores muito equilibrados em relação aos custos».
Quanto ao número de visitantes, (…) «não ficámos muito longe dos 14/15 mil, o que é bastante bom tendo em conta a dimensão do concelho, isto é, o número de visitantes ultrapassou a nossa população», o que significa que a FACIT começa a ganhar outra visibilidade, (…) «e que o concelho de Tábua tem hoje uma grande projecção na região», vincou.
Em relação aos expositores, o “feedback” é também positivo (…) «o certame foi do seu agrado e mais uma vez foram muitos os que me manifestaram a intenção de, para o ano, estarem de novo presentes».
Este “retorno” fez já o executivo começar a trabalhar na edição de 2016, estando prevista a ampliação da área interna dos expositores: «Não vamos fazer obras no Pavilhão Multiusos, mas vamos recorrer ao aluguer de uma tenda gigante para satisfazermos a procura», que, recorde-se, “obrigou” a organização a limita as inscrições por falta de espaço.
Outra das alterações anunciadas tem a ver com a localização dos “stand’s” de artesanato e espaços das IPSS’s, que passarão a estar junto da zona de espectáculos, (…) «por forma a ganharem mais visibilidade».
Isso, sublinhou Mário Loureiro, (…) «representa que a FACIT está a crescer», tendo também contribuído para a alteração da data do certame (…) «esta data vai manter-se», ou seja, a partir de agora tanto a FACIT como as Festas do Concelho terão lugar nos primeiros dias de Julho.
COM VÍDEO EM: AQUI
Mais desenvolvimento na Edição em papel ou