TÁBUA: FACIT foi um sucesso de negócios e animação

SESSÃO DE ABERTURA DA FACIT: (da esquerda para a direita) Júlio Lopes (presidente do Município do Sal – Cabo Verde), Jorge Brito (CIM-Região de Coimbra) Pedro Machado (Sec. Estado do Turismo), Ricardo Cruz (presidente da CM Tábua) e Nuno Tavares (presidente da AM Tábua)

Durante cinco dias, a 13.ª edição da Feira Agrícola, Comercial e Industrial de, voltou a afirmar-se como importante certame para o desenvolvimento económico, social e cultural do concelho.

Entre 26 e 30 de Ju­nho, foram milhares de pessoas que visitaram o Multiusos de Tábua, onde esteve plasmado a diversidade do tecido empresarial de Tábua e da região.

No decorrer da ce­rimónia de abertura do certame, presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Macha­do, o presidente da Câ­mara Municipal desta­cou sublinhou o “espíri­to# da FACIT: «Incentivo à promoção empresarial e do negócio», salientan­do a significativa presen­ça de 150 expositores (…) «a promover, a expor, a fazer negócio e a criar interacções com os visi­tantes», como tem vindo a acontecer desde 2011.

Depois do secretá­rio-executivo da CIM­-Região de Coimbra ter destacado a dinâmica empresarial na atrac­ção e fixação de pessoas nestes territórios, Jorge Brito considerou que a riqueza do concelho de Tábua (…) «vê-se pela quantidade e qualidade de expositores» presen­tes.

A terminar a sessão de abertura, Pedro Ma­chado recordou o “per­curso enorme” que Tá­bua tem feito na área do Turismo, em parceria com a Turismo Centro de Portugal e CIM-Re­gião de Coimbra, com o propósito de (…) «pro­mover e alavancar o sec­tor, captando visitantes para a região», dando como exemplo o “Trilho Vale dos Gaios”.

O Secretário de Es­tado reconheceu que os (…) «empresários têm na sua missiva algo que o Poder Central tem que fazer com celeridade». «Aquilo que os empre­sários esperam das di­nâmicas dos governos é que há um tempo para executar», sublinhou, avançando que (…) «já foi lançado um conjunto de medidas para acudir e resolver problemas que o país enfrenta».

Foram cinco dias para todos os gostos. Ainda no primeiro dia foi apresentado o pro­jecto do Espaço Museo­lógico Sarah Beirão e Welcome Center de Tá­bua, um projecto que o Município de Tábua já candidatou à Linha + Interior Turismo In­terior e que pretende implementar no antigo Museu Sarah Beirão (na vila de Tábua), insta­lando um espaço de va­lorização da história do concelho e de homena­gem à obra da escritora tabuense.

O recinto de espec­táculos recebeu dia­riamente milhares de pessoas, confirmando a qualidade do programa apresentado, que con­tou com nomes como Gabriell, Nuno Ribeiro, Barbara Tinoco ou os Quatro e Meia, a cujo espectáculo assistiu a maior enchente do cer­tame, tendo a FACIT encerrado com chave de ouro com a actuação da Herman José acompa­nhado da Academia Ar­tística do Município de Tábua.

No final da FACIT, o presidente da Câmara Municipal estava satis­feito e orgulhoso com o sucesso alcançado, patente no número de visitantes ao longo dos vários dias do evento, o qual confirmou a ca­pacidade empreende­dora dos empresários tabuenses, a dinâmica associativa do concelho e a qualidade organiza­tiva da equipa do Muni­cípio na montagem do Certame.

Ricardo Cruz afir­mou que actualmente a FACIT (…) «é um dos maiores eventos de toda a Região de Coimbra» não sendo alheio à ca­pacidade de atracção e fixação de empresas e pessoas (…) «que o con­celho tem evidenciado» e que é resultado dos (…) «investimentos em cur­so e de novos projectos já contratados, os quais contribuem para a me­lhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos tabuenses»