TÁBUA: Fundação Sarah Beirão com 1 caso positivo de COVID-19. Conselho de Administração emite comunicado

COMUNICADO

O Conselho de Administração da Fundação Sarah Beirão/António Costa Carvalho, IPSS, a propósito da confirmação de um caso positivo de COVID-19 de uma utente da Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) , vem comunicar o seguinte:

  1. Quando foram conhecidos os primeiros casos de infecção por Corona Vírus em Portugal, o Conselho de Administração elaborou e aprovou um Plano de Contingência para a Instituição, antecipando-se à determinação governamental que o exigiu dias depois.
  2. Entre outras medidas contidas neste Plano de Contingência, ficou definida a obrigatoriedade de isolamento profilático de 14 dias a todos os utentes que, por qualquer motivo, tivessem de se ausentar da ERPI.
  3. Para o efeito, foram feitas adaptações à distribuição dos utentes pelas instalações tendo sido criada uma ala de isolamento para eventuais casos suspeitos e uma outra para utentes com teste positivo para COVID-19, com procedimentos preconizados pela Direcção Geral da Saúde (DGS).
  4. Foi agora conhecido que uma utente da ERPI estou positivo para a COVID-19.
  5. Esta utente, que tem necessitado, vários dias por semana, de receber tratamentos médicos num serviço de saúde externo, esteve durante todo este período na ala de isolamento para casos suspeitos, de acordo com o estabelecido no Plano de Contingência.
  6. A utente encontra-se, actualmente, internada num estabelecimento hospitalar de Coimbra.
  7. De acordo com as orientações da DGS, amanhã, dia 16 de Abril, por razões preventivas, serão testados TODOS os colaboradores que com ela contactaram.
  8. Até hoje, todos os utentes e colaboradores encontram-se bem e sem qualquer sintomatologia inerente à COVID-19.