TÁBUA: Fundação Sarah Beirão homenageou colaboradores e anunciou projectos em dia de aniversário

Em primeiro plano, da esquerda para a direita: Isabel Camisola, Marisa Bernardo,
Maria Andrade e Rosa Gameiro

O Conselho de Administração (CA) da Fundação Sarah Beirão/A. Costa Carvalho, assinalou no último sábado, dia 30, os 142 anos do nascimento de Sarah de Vasconcelos Carvalho Beirão – escritora, publicista, activista dos Direitos das Mulheres e filantropa – que, com seu marido (António da Costa Carvalho) criaram a Fundação na Quinta dos Freixos, e cujo objectivo primeiro foi o de servir de “casa de repouso” para homens e mulheres artistas e intelectuais, naquela que é por muitos considerada a primeira “Casa do Artista” do país.

As cerimónias tiveram início com a habitual romagem ao Cemitério Municipal de Tábua onde, colaboradores, Conselho de Administração e utentes depositaram flores no jazigo de Família da escritora tabuense, seguindo-se, durante a tarde, uma missa campal na Quinta dos Freixos – sede da instituição -, sendo o ponto alto o “Reconhecimento e Gratificação aos Colaboradores” com 15, 20, 25, 30 e 35 anos de serviço em prol da Fundação.

Na ocasião, a presidente do CA salientou a importância dos colaboradores (…) «tendo sido fundamentais no que vivemos nos últimos dois anos devido à COVID 19», frisando de seguida que a comemoração do aniversário representa a importância dos colaboradores, dos utentes e dos familiares.

Marisa Bernardo aproveitou para anunciar que o objectivo do actual CA passa por (…) «criar melhores condições» para utentes e colaboradores, traçando como prioridades as obras de requalificação dos espaços verdes; a implementação de um sistema de organização informatizado mais eficaz de forma a melhorar a capacidade de resposta a quem diariamente procura os serviços da instituição; optimizar, inovar e reorganizar serviços; alargamento da capacidade das respostas sociais – dada a procura – com o aumento de do número de vagas/lugares; melhorar e actualizar as condições de alojamento e prestação de serviços aos utentes; criar condições para que seja possível a instituição continuar a apoiar os serviços de acção locais (Município, GNR, Segurança Social) no acolhimento de situações de emergência social temporárias.

Este último objectivo será alvo de candidaturas (…) «para melhoria das instalações existentes visando a adesão da Fundação à bolsa nacional de alojamento temporário».

Mas para atingir estas metas, Marisa Bernardo explica que, entretando, estão já a ser efectuadas candidaturas, nomeadamente ao “PARES 3.0 – Revitalização e alargamento respostas socias” (requalificação de todo o edifício/sede); ao “PRR – Nova ERPI: Residência Geriátrica – Solar da Boa Vista” (tendo em conta a crescente lista de espera) – para acolher entre 20 a 30 utentes (ERPI NATURA num conceito de apartamentos unifamiliares; ao “PRR – Aquisição de viatura eléctrica”; ao “PROCOOP – Acordo de cooperação para o Centro de S. João da Boavista”, comparticipação necessária face às “baixíssimas pensões dos utentes e à prestação do serviço de qualidade que garantimos, o qual assumimos na totalidade”; à”Bolsa Nacional de Alojamento Temporário”, tendo em conta os pedidos dos serviços locais para acolhimento de vítimas de maus tratos e violência doméstica, entre outras situações de emergência social; e ao “PRR – Eficiência energética”, visando a requalificação e valorização da mesma, de forma a reduzir o consumo anual de electricidade.

A terminar, Marisa Bernardo dirigiu-se aos muitos familiares dos utentes presentes – a Fundação assinalou também nessa ocasião o “Dia dos Avós” – pedindo-lhes que sentissem a Fundação (…) «como extensão da vossa família. Participem mais activamente nas nossas actividades. Ajudem-nos a melhorar. Dêem-nos sugestões. Ajudem-nos a engrandecer a nossa instituição. Contem connosco».

De salientar que às comemorações dos 142 anos do nascimento de Sarah Beirão, associaram-se o Executivo Camarário, o Delegado de Saúde, Queimadela Batista, e o presidente dos Bombeiros Voluntários de Tábua, Rui Andrade.

Numa breve intervenção, o presidente da autarquia tabuense, Ricardo Cruz, depois de cumprimentar os utentes, familiares e colaboradores da instituição deu nota ao Conselho de Administração que o edifício que actualmente acolhe o pólo de Tábua da Escola Profissional EPTOLIVA, vai ser requalificado (…) «para dar lugar ao Centro de Interpretação» da escritora Sarah Beirão.

Recorde-se que com o passar do tempo e depois da morte do casal Sarah Beirão/A. Costa Carvalho, coube a Igrejas Caeiro – actor, locutor de rádio e televisão e político português – liderar a transformação da Fundação em IPSS, acolhendo actualmente 120 utentes, e disponibilizando as valências de ERPI (Estrutura Residencial para Idosos), Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia (na sede) e Centro de Dia na extensão de S. João da Boavista.