TÁBUA: “GREENVOLT” inaugurou central solar no valor de 40 milhões de euros

Ricardo Cruz, presidente da Câmara Municipal de Tábua, congratulou a Greenvolt pelo investimento

Foi inaugurada na passada quinta-feira, dia 10, a Central Solar Fotovoltaica de Tábua, num investimento de cerca de 40 milhões de euros, capaz de abastecer 60 mil famílias

Trata-se do primeiro projecto de grandes dimensões desenvolvido em Portugal pelo Grupo Greenvolt, e a Central de Tábua – localizada no território da freguesia de São João da Boa Vista – é composta por 90 mil painéis solares fotovoltaicos, instalados numa área de aproximadamente 90 hectares, sendo capaz de gerar mais de 60 GWh/ano de energia verde que é injectada na rede eléctrica nacional.

«Esta Central representa um forte investimento, de cerca de 40 milhões de euros, por parte do nosso Grupo no País, mas particularmente na região Centro e no concelho de Tábua, sendo um contributo para a imprescindível transição e para a independência energética», salientou na ocasião João Manso Neto.

«É um projecto que é grande, mas não é gigantesco», assegurou, referiu ser defensor de projectos de média dimensão e de energia descentralizada. (…) «que é uma área em que nós apostamos muitíssimo», explicando que, em vez de se ocupar 1 ou 2 por cento da área dos concelhos (…) «apostamos na ocupação dos telhados, coberturas de parques de estacionamento, para produzir energia».

Agradecendo o “suporte” dado pelo Município de Tábua ao projecto, o CEO do Grupo Greenvolt destacou o “empenhamento” da empresa (…) «em contribuir para o desenvolvimento do concelho», anunciando que a Greenvolt “não pode ficar por aqui” referiu-se à energia descentralizada, e como tal (…) «o compromisso que tenho já, é que vamos ver com uma atenção as hipóteses de desenvolvimento de energia descentralizada no concelho. Vamos trabalhar nisso fortemente», já que se trata (…) «de um trabalho colectivo», sublinhou.

Começando por dar os parabéns à Greenvolt pela audácia do investimento, Ricardo Cruz salientou que o projecto irá reduzir em mais de 13 mil toneladas de emissões de CO2 (dióxido de carbono). «Este é um pacto em que Tábua, a autarquia. Tem que estar de braços dados para cumprirmos as metas que Portugal tem para com a União Europeia».

Ainda de acordo com o presidente do Município tabuense, a audácia da empresa – para além da criação de postos de trabalho – começou com a área social, através da implementação das torres de iluminação do Estádio Municipal de Tábua (…) «que permite uma ampla utilização daquela infra-estrutura».

Ricardo cruz salientou também a participação do Grupo Greenvolt na Educação, com a implementação de “Bolsas de Estudo” (…) «incentivando os nossos jovens a serem mais aplicados».

De acordo com Carlos Coelho, o Grupo Greenvolt está a (…) «contribuir para a descarbonização do País, para o cumprimento das metas climáticas assumidas. Estamos a levar energia limpa, obtida a partir da irradiação solar, tanto às empresas como às famílias, não deixando ninguém para trás», vincou o Executive Director do Grupo Greenvolt.

A inauguração da central foi feita em paralelo com o lançamento do “Plug into Knowledge”, iniciativa de literacia energética do Grupo Greenvolt que pretende levar a várias localidades e instituições nacionais diversas actividades – ”talks”, “workshops”, visitas guiadas – (…) «para ligar, através do conhecimento, diferentes faixas etárias e promover um entendimento mais profundo sobre transição energética e energias renováveis», explicou João Andrade, Techhnical Director Greenvol Group.

A primeira etapa do “roadshow” teve lugar após a inauguração, com uma visita guiada à Central Solar, onde alunos e professores da Escola Secundária de Tábua puderam explorar, de forma interactiva e pedagógica, o funcionamento e importância da infraestrutura renovável.