TÁBUA: ISEC e Câmara Municipal assinaram protocolo para capacitar o território

Ricardo Cruz e Mário Velindro apresentaram o protocolo de cooperação

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e a Câmara Municipal de Tábua assinaram ontem, na sala de reuniões da Presidência, no ISEC, um protocolo de colaboração que visa “aproximar o ensino superior do território e das empresas no concelho de Tábua”.

O protocolo tem como objetivo proporcionar colaboração entre o Município de Tábua e o ISEC em projetos de I&D que sejam do interesse de ambas as partes com outros parceiros económicos e sociais locais, pretendem colaborar na formação dos alunos do ISEC através da participação em aulas, palestras ou seminários, bem como encontrar profi ssionais para o desenvolvimento da atividade do município e dos agentes económicos e sociais do concelho.

Vão colaborar também na formação dos alunos em contexto de trabalho como forma de facilitar a sua integração no mercado de trabalho, dar visibilidade a esta iniciativa e outras ações organizadas por uma das partes e, ainda, atrair novos alunos para o ISEC.

Este protocolo é dirigido a todas as faixas etárias e de vários graus académicos. Empregados ou desempregados que pretendam desenvolver as suas capacidades e conhecimentos na área da engenharia. Ensino Superior próximo dos territórios Segundo Mário Velindro, presidente do ISEC, numa primeira fase, este acordo vai “identifi car as necessidades das empresas do concelho” para, posteriormente, ser dada formação aos funcionários e empresários.

 “A intenção é que o nosso ensino esteja perto dos territórios”, disse. Opinião que foi reforçada por Ricardo Cruz, presidente do Município de Tábua, que teve a oportunidade de referir que este protocolo “é uma mais-valia para o nosso concelho e agradeço ao ISEC por ter uma visão descentralizadora”. “Queremos criar ligações e condições para que o ensino superior esteja em Tábua”.

 A autarquia vai dar condições para que a população de Tábua ou de concelhos vizinhos possam continuar a sua formação académica ali naquele concelho. Segundo o presidente do município as atividades vão decorrer no “Espaço Criativo – CULTIVA” que funciona como uma incubadora de empresas e também como espaço de “co-working” que pretende ser, entre outras coisas, um apoio ao teletrabalho. Mário Velindro diz que “é uma dupla satisfação assinar este protocolo”. “É mais uma iniciativa que vai ligar o ISEC a outras paragens e por outro lado, estou satisfeito pela relação de amizade que tenho com o Ricardo Cruz”.

Ricardo Cruz adiantou ainda que está disponível para receber as várias atividades do ISEC no concelho de Tábua, num acordo que foi aprovado pelo executivo camarário em reunião ordinária que decorreu no passado dia 21 de setembro de 2022 e que agora é celebrado.

Cortesia: Diário AS BEIRAS