TÁBUA: Manuel Tony assinala 50 anos de carreira com amigos no Centro Cultural de Tábua

Foto: DR

O fadista Manuel Tony assinala 50 anos de carreira no próximo sábado, dia 4, com uma noite de fados no Centro Cultural de Tábua, a partir das 21H30.

Em declarações à A COMARCA, Manuel Tony explica por que não é possível encontrar no mercado discográfico – apenas tem 1 disco e 2 cassetes gravadas – (…) «porque a minha vida foi de trabalho», sendo que o fado (…) «era um extra», e apenas ao fim-de-semana, mas sempre como profissional, tendo actuado essencialmente em cinemas e colectividades de norte a sul do país.

Natural do Porto e residente em Candosa (Tábua), Manuel Tony iniciou a carreira de fadista com 15 anos, no Coliseu dos Recreios da cidade Invicta, mas a vida levou-o até Lisboa, tendo sido coordenador e organizador de diversos concursos de fado nos “ALUNOS DE APOLLO”, onde entraram nomes sonantes da época, como Fernando Maurício, entre outros.

Para a “Noite de Fados” comemorativa dos 50 anos de carreira, Manuel Tony não tem “nomes sonantes” do fado – entenda-se nomes ligados às grandes produtoras – no entanto, revela, vão estar no Centro Cultural de Tábua (…) «amigos que são conhecidos do meio e mesmo no estrangeiro».

Sem falsos preconceitos, Manuel Tony espera que a noite deste sábado lhe corra bem, mas sobretudo (…) «que as pessoas aceitem aquilo que vou apresentar», e sem revelar pormenores, apenas garante um bom espectáculo – com cerca de duas horas – e acima de tudo que será (…) «uma agradável surpresa» para quem estiver no Centro Cultural de Tábua.