O Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, o presidente do Município de Tábua, Ricardo Cruz, o presidente AINTAR, Paulo Catalino Ferraz, inauguraram esta terça-feira, dia 6, três sistemas de drenagem de águas residuais e ETAR’s.
Trata-se da construção do Sistema de Drenagem de Águas Residuais de Meda de Mouros e Bogalhas e ampliação da ETAR de Pinheiro de Coja; construção do Sistema de Drenagem de Águas Residuais de Espariz e Carragosela, incluindo a construção da ETAR; construção do Sistema de Drenagem de Águas Residuais de Vale de Taipa, Babau e Sevilha. A estas juntam-se outras duas construções de Sistema de Drenagem de Águas Residuais – já em funcionamento – localizadas em Sinde e em Ázere (Espadanal, Lageosa e Vila Seca), e cujo investimento total ascende a 4 milhões de euros.
Na cerimónia protocolar da inauguração dos três sistemas, que decorreu no salão nobre dos Paços do Município, o presidente da Câmara revelou que o concelho de Tábua está agora com 80% de cobertura e que possibilitam a ligação a 766 ramais domiciliários. «Se Tábua em 2021 ocupava – e tinha 70% do sistema de drenagem – e ocupávamos o 6.º lugar no distrito de Coimbra num total de 17 municípios (dados da ERSAR) – agora, podemos dizer, que vamos atingir os 80% da cobertura da disponibilidade de saneamento básico à população».
Ao todo, são de 450 famílias que têm desde esta terça-feira oportunidade aceder ao sistema (…) «e ter uma maior qualidade de vida». «Esse é o nosso desígnio e o desígnio de todos os autarcas», sublinhou Ricardo Cruz.
Ambicioso, o autarca considerou que o trabalho desenvolvido actualmente terá projecção no futuro, e nesse sentido referiu a constituição da AINTAR (Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais de Carregal Do Sal, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela) que está a implementar nos quaro municípios um sistema (…) «mais coeso e eficaz, e que tenham uma eficiência mais acrescida para que todos possamos cuidar do nosso ambiente».
O autarca anunciou também o investimento de mais de 1,5 milhões de euros – que está já em execução – no sistema de drenagem de águas residuais de Venda da Esperança, Balocas e Valongo (no território da União das Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha), para além da ETAR de Touriz (Midões) já em fase final.
Ricardo Cruz deixou claro que o Executivo vai continuar a “aproveitar” os fundos comunitários (…) «para aumentar a qualidade de vida dos tabuenses e da região», agradecendo por isso ao Ministro Duarte Cordeiro, o empenho que tem tido no que ao ambiente diz respeito.
A encerrar a sessão solene e antes do Ministro do Ambiente e da Acção Climática ter assinado o Livro de Honra do Município, o governante salientou a importância de dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito, ao longo dos anos, no que toca ao (…) «investimento que os municípios fazem nestas infra-estruturas», que vêm substituir equipamentos obsoletos (…) «e que já não respondiam às necessidades da população do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade», e desta maneira (…) «aqui, hoje, é dada continuidade a um trabalho que já vem do passado», sublinhou.
Duarte Cordeiro admitiu que actualmente a generalidade da população, a nível nacional (99%) tem água de qualidade, e 85% da população tem acesso ao saneamento (…) «mas sabemos que não é assim em todo o lado», reforçando a importância dos investimentos inaugurados.
Estas medidas, fazem com que seja possível progredir no que concerne à qualidade da água, mas alertou para (…) a sustentabilidade na gestão destas infra-estruturas», reconhecendo a mais-valia da constituição da AINTAR.
«Esta é uma aposta que tem futuro e que deve ser apoiada», vincou o Ministro do Ambiente e da Acção Climática, antes de se deslocar ao locai para inaugurar as infra-estruturas que entraram em funcionamento a partir desta terça-feira.
Mais de 4 milhões de euros investidos
Os cinco sistemas de drenagem de águas residuais e ETAR´s construídas nos territórios das Uniões das Freguesias de Meda de Mouros e Pinheiro de Coja, União das Freguesias de Espariz e Sinde, nas Juntas de Freguesias de Tábua e Póvoa de Midões e Ázere, totalizam um investimento de 4.001.284,61 euros, os quais tiveram um apoio do POSEUR de 2.765.566,78 euros, e um co-financiamento do Município de Tábua de 1.235.717,83 euros.
Ao todo foram construídos 766 ramais domiciliários; 19 estações elevatórias e 2 ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais), que perfazem uma extensão de condutas de 39 quilómetros e 157 metros.
(Com vídeo na página do Facebook de A COMARCA DE ARGANIL)