TÁBUA: MISERICÓRDIA DE TÁBUA 1 milhão de euros para a ampliação do Lar de S. José

Ricardo Cruz (presidente da Câmara Municipal de Tábua) congratulou-se com a obra em curso

A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Tábua (SCMT), liderada pela Provedora Sandra Mêna, deu a conhecer no passado dia 29 de Maio, o andamento das obras de ampliação do Lar de S. José, que irão permitir a criação de 16 novos quartos, num total de 40 camas.

Esta é a segunda intervenção efectuada na ERPI da institui­ção – a primeira remonta a 2012 e foram concluídas em 2014 – em consequência da desactivação da Extenção do Lar (no centro da vila). Na altura recorde-se, com o fecho e obtenção de licen­ça de utilização de espaço ERPI (Estrutura Residencial para Pes­soas Idosas) do Lar de S. José, foram investidos mais de 440 mil euros, que contaram com apoio do Estado.

A fase B da ampliação – que foi agora objecto de visita – sur­ge após a aprovação de uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equi­pamentos Sociais de 3.ª geração (PARES 3), e obteve o apoio da Segurança Social e do Instituto da Segurança Social, que, incial­mente, apoiaram o investimento de um milhão de euros, em 75% a que acresceu 20% (…) «conforme acordo assinado com a Seguran­ça Social», revelou a Provedora da Santa Casa.

Sandra Mêna deu a conhecer que o apoio do Estado está dividi­do em quatro parcelas: infra-es­truruturas; equipamento móvel; projetos de arquitetura e espe­cialidades e fiscalização da obra; coordenação e segurança, ascen­dendo a 705.964 euros, sendo que o investimento da Misericórdia em capital, ascenderá ao mon­tante próximo de 745.000 euros acrescido de IVA (23%), pelo que o montante aproximado da obra será de 1 milhão de euros (com IVA) e com recurso à Contratação Pública.

«Ganhámos a coragem, que nos estava a faltar», confiden­ciou, dando como “bom exemplo” que, com o apoio de todos – cola­boradores, parcerias, empreitei­ro, arquitecto – e intervenção do Estado no Sector social (…) «que muito nos orgulha, iremos conti­nuar a servir os nossos utentes e as suas famílias».

No seguimento das interven­ções, tanto o director do Núcleo de Apoio do PARES, como o Vigá­rio Episcopal, o representante da União das Misericórdias e o pre­sidente da Câmara Municipal, tr­ceram elogios pela “coragem” da Mesa Administrativa, ao mesmo tempo que, também, manifesta­ram o seu apoio, tendo Ricardo Cruz sublinhando que a Câmara Municipal (…) «estará sempre ao lado da Santa Casa».

Na cerimónia de apresentação das obras, em que estiveram pre­sentes todos os órgãos sociais da instituição, responsáveis pelas várias valências da Santa Casa; o representação do Secretariado Nacional da União das Misericór­dias Portuguesas (UMP), Júlio Norte – também provedor da SCM de Mortágua; o presidente do Se­cretariado Regional de Coimbra da UMP, António Sérgio – tam­bém provedor da SCM de Pampi­lhosa da Serra; o padre Manuel Ferrão, Vigário da Diocese de Coimbra; o presidente da Câma­ra Municipal de Tábua, Ricardo Cruz e os vereadores da Acção Social e da Educação; o presiden­te da Junta de Freguesia de Tá­bua, Francisco Pais; o Director do Nucleo de Apoio à Direcção da Segurança Social ao nível do programa PARES, Pedro Costa; provedores das santas casas da misericórdia do distrito de Coim­bra; reprtesentantes das IPSS’s do concelho de Tábua);represen­tantes de bancos, seguradoras, empresas; os representantes da construtora “Ramal de Pombei­ro”, Rodrigo e Andreia Mateus, bem como o engenheiro e arqui­tecto da obra, Alexandre Calado e Paulo Barbosa, respectivamen­te, a Provedora não escondeu a gratidão pela presença de todos e manifestou que (…) «hoje é um dia feliz para todos».

Sandra Mêna revelou ainda que é expectável que as obras estejam concluídas em Março do próximo ano (2025).