TÁBUA: Município acolheu final do programa “Tourism Up”

Teve lugar no último fim-de-semana de Novembro, no Espaço CULTIVA, a final do Programa de Aceleração Tourism UP, onde 13 “startups” apresentaram os seus “Pitches” finais.

Esta 4ª edição, de âmbito nacional, centrou a sua acção no potencial instalado nos territórios de baixa densidade, tendo-se dirigido a “startups” (empresa jovem e inovadora, focada em criar um modelo de negócio escalável, oferecendo soluções para desafios específicos) inovadoras que aí promovam projectos de Turismo.

O Programa iniciou-se com um “roadshow” (formato de evento itinerante que percorre diferentes locais do país por um determinado tempo) que passou por 34 municípios a nível nacional, envolvendo mais de 30 parceiros, tendo sido submetidas mais de 60 candidaturas, entre as quais foram selecionadas as 13 “startups” finalistas.

Na sessão de boas-vindas, o vereador do Turismo, David Pinto, congratulou-se com a escolha de Tábua para a realização da final, tendo efectuado uma apresentação sobre o concelho e as oportunidades que o mesmo oferece para o desenvolvimento de actividades na área do turismo.

No “Tourism UP”, os finalistas apresentaram os seus Pitches (apresentação rápida de uma ideia, um produto ou um serviço) a um painel de jurados que avaliou as propostas apresentadas e decidiu a classificação final de acordo com os critérios definidos.

O vencedor do Concurso foi o projecto “Caminho de Cabras”, apresentado por João Martins e Indie Guest, empreendedores e apaixonados pela natureza e pelo turismo, o qual pretende ser uma experiência única ao ar livre em pleno Parque Natural da Serra da Estrela em que os turistas podem realizar circuitos de caminhada guiados por cabras montanheiras da região, sendo que as aventuras são personalizáveis para diferentes níveis de habilidade e interesses.

Na sessão de encerramento, o presidente da Câmara Municipal, saudou os vencedores, mas sobretudo todos os empreendedores que tiveram a coragem de apresentar as suas ideias de negócio e com elas contribuir para a transformação do potencial dos territórios em produtos turísticos com valor de mercado, gerando riqueza e criando novos postos de trabalho nestas regiões.

Ricardo Cruz, reforçou que o apoio ao empreendedorismo tem sido uma forte aposta do Município, sendo o Espaço CULTIVA um exemplo de que a promoção da inovação e da criatividade, e a atracção e fixação de jovens qualificados, são elementos fundamentais da estratégia de desenvolvimento preconizada para o concelho.

O “Tourism Up” é promovido pelos Territórios Criativos e contou com o apoio do Turismo de Portugal, no domínio do “Programa Fostering Innovation in Tourism 2.0”, de acordo com as prioridades da Estratégia Turismo 2027 e no Plano de Acção «Reativar o Turismo – Construir o Futuro», bem como com o apoio do Município de Coruche.