
A requalificação da zona envolvente à Igreja Matriz de Tábua foi inaugurada no dia 12 de Julho, após uma intervenção urbanística da responsabilidade da Câmara Municipal de Tábua num valor superior a 181 mil euros.
A intervenção recorde-se, era um antigo anseio dos tabuenses, e teve como objectivo a valorização do espaço envolvente àquele importante património religioso da vila de Tábua – Igreja Matriz de Santa Maria Maior – para além de devolver o conforto e a dignidade que o mesmo merece, fazendo uma ligação perfeita à intervenção de regeneração urbana já realizada junto à Capela do Senhor dos Milagres e Jardim Sarah Beirão.
As obras agora inauguradas tiveram incidência na pavimentação, infraestruturas, pintura da Igreja, iluminação exterior, estacionamentos, e criar condições facilitadoras da circulação para pessoas com mobilidade condicionada.
Após os agradecimentos por parte do padre Manuel Paiva, que evidenciou a sua enorme satisfação por ver concretizada uma velha aspiração de requalificar aquele espaço, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, lembrou que os trabalhos preparatórios (…) «foram iniciados pelo anterior Executivo», o que possibilitou ao actual Executivo Municipal (…) «encontrar os recursos necessários para tornar realidade esta obra de preservação de um relevante património histórico e religioso do concelho», que (…) «contribui para o reforço da identidade e sentimento de pertença dos tabuenses», cumprindo com o compromisso de valorizar os activos que contribuem para a afirmação de “Tábua, O Encanto das Beiras!”, explicou.
A cerimónia contou com a presença do Bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, do Executivo Municipal, do presidente da Junta de Freguesia de Tábua, dos antigos presidentes da Câmara Municipal de Tábua – Ivo Portela e Mário Loureiro – de outros responsáveis e de inúmeras pessoas da comunidade que, com a sua presença, quiserem testemunhar o seu apreço pela concretização da intervenção.