Como havia sido anunciado, o arranque da edição de 2022 da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” teve lugar na passada sexta-feira, dia 4, no Centro Cultural de Tábua, com a sessão de abertura e apresentação do projecto da “Queijaria Comunitária e Centro Interpretativo do Queijo Serra da Estrela”, a que presidiu Ricardo Cruz, presidente da Câmara Municipal de Tábua, e contou com a participação (através de vídeo-chamada) do presidente da direcção da ANCOSE e a presença do presidente da Assembleia Municipal, Nuno Tavares, e do presidente do Município de Arganil, Luís Paulo Costa (na qualidade de vice-presidente da CIM-Região de Coimbra).
Depois de não se ter realizado em 2021, edição deste ano da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” decorre todos os fins-de-semana de Março no Mercado Municipal num formato adaptado à pandemia Covid-19.
No decorrer da sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal deu a conhecer a pretensão de ser criada no concelho uma “Queijaria Comunitária” e a ela associado o “Centro Interpretativo do Queijo Serra da Estrela”.
O objectivo, passa por criar um espaço onde se possa promover e fazer o Queijo Serra da Estrela homologado.
Ricardo Cruz esclarece que existe já há uma parceria com a ANCOSE (Associação Nacional de Criadores Ovinos da Serra Estrela), sendo que a parte física passa pela requalificação da antiga escola primária de Vila Chã – União das Freguesias de Covas e Vila NOva de Oliveirinha – (…) «também porque pertence à Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela» e que incluirá o Centro Interpretativo do Queijo Serra da Estrela (…) «onde as pessoas poderão experimentar fazer queijo».
Este é (…) «um projecto global» que pretende juntar queijeiras e produtores/vendedores de leite num mesmo local, e que terá a chancela da ANCOSE, explicou o autarca.
Entretanto no domingo, dia 6 (primeiro fim-de-semana de Março, data desde sempre associada à realização do certame), teve lugar o “Mercado do Queijo”, após o interregno forçado do ano passado, e que teve lugar no espaço do Mercado Municipal.
«Estão reunidas as condições, ainda que de uma forma mais “envergonhada” – respeitando as prevenções relacionadas com a Covid-19», disse Ricardo Cruz, explicando que a alteração se deve ao facto do Pavilhão Multiusos – onde tradicionalmente é realizado o certame – estar associado à pandemia (vacinação).
«Entendemos, ainda que num regime misto, não deixa de ser uma forma de valorizar o Queijo Serra da Estrela, e por isso, nada melhor que o levar para o Mercado Municipal, local onde se vendem todos os produtos do “mundo rural”, para além de que, aos domingos, é “ponto de encontro” de centenas de pessoas», acrescentou.
Recorde-se que no passado domingo o “Mercado do Queijo”, contou com as atuações do grupo de Concertinas Escola de Música “A Pauta”, do Rancho Regional e Folclórico de Candosa, e ainda com a apresentação do Showcooking com o Chef Ricardo Cristino.
Esta sexta-feira, a partir das 18 horas, na Biblioteca Pública Municipal João Brandão, decorre um “workshop” com tema “Novos Modelos de Comercialização dos Produtos Locais”, e no domingo, dia 13, das 8 às 17 horas, tem lugar no Mercado Municipal, o “Mercado do Pão, Mel e Doçaria” havendo “showcooking” e animação.