
No passado domingo, dia 28 de Setembro, o Núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes, comemorou-se o IV Aniversário, com uma cerimónia Militar junto ao Monumento aos Combatentes do Concelho de Tábua, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Tábua.
A Cerimónia teve inicio com a execução do Hino Nacional, seguido de Homenagem aos Militares que Tombaram em Combate, com a deposição de coroas de flores. Foram executados os toques de silêncio seguido do toque de homenagem aos mortos durante o qual, em profundo recolhimento, foram recordados (…) «com orgulho e saudade, aqueles que, com o sacrifício da própria vida, cumpriram o dever de defender a pátria», como salientou o presidente do Núcleo de Tábua.
Sempre marcante, após 30 segundos de silêncio, foi executado o toque de “alvorada”, (…) «significando um Hino de Esperança e Fé na convicção de que o esforço e sacrifício dos nossos camaradas não foram em vão».
Ainda junto ao Monumento, foi proferida uma alocução pelo presidente do Núcleo, Primeiro-Sargento Armando Pereira Costa, alusiva ao IV Aniversário, seguindo-se as intervenções do Tenente-Coronel António Colaço Gabriel, presidente do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes em representação do Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues (presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes), culminando com a alocução do presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.
As cerimónias comemorativas do IV Aniversário, contaram com a presença de António Oliveira (vice-presidente da Câmara Municipal), David Pinto (vereador Municipal), Francisco Pais (presidente da Junta de Freguesia de Tábua), Major Válter António Martins Alves Henriques, em representação do Brigadeiro-general José Miguel Moreira Freire (Comandante da Brigada de Intervenção em Coimbra), Tenente-coronel, José Aníbal dos Santos Ventura em representação do Coronel João Vasco da Gama Barros (Comandante do Regimento de Infantaria N.º 14 – Viseu), Coronel António Pedrosa de Oliveira (presidente do Núcleo da Figueira da Foz da Liga dos Combatentes), Tenente-coronel João Paulo Silvestre Paulino (presidente do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes), Rui Andrade (presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua), Vítor Melo (presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha) e representantes dos Núcleos de Gouveia e de Soure da Liga dos Combatentes bem como a Associação de Paraquedistas da Beira Serra.
Após as cerimónias protocolares, teve lugar o almoço-convívio, no Pavilhão de Candosa, em que participaram cerca de uma centena pessoas, entre combatentes, familiares e amigos.
De acordo com Armando Costa, com o convívio, pretendeu a actual Direcção do Núcleo (…) «proporcionar a todos os camaradas, um momento de confraternização e o estreitamento dos laços de camaradagem e amizade».
Recorde-se que o encerramento das comemorações, tiveram lugar no Centro Cultural de Tábua, onde decorreu um concerto solidário com a Tuna Souselense.
(Fotos: Manuel Pereira – Sócio Combatente do Núcleo de Tábua)