Foi em festa que cerca de 1500 pessoas aplaudiram a Selecção Nacional Feminina – Sub 19, no jogo de preparação para o Campeonato da Europa – Bélgica 2013, frente à congénere do País de Gales, que apadrinhou a inauguração da iluminação do complexo desportivo do Estádio Municipal de Tábua.
A cerimónia protocolar teve lugar no intervalo do jogo, com o descerramento de uma placa de reconhecimento municipal à Empresa Greenvolt Energias Renováveis S.A. pelo “inestimável contributo disponibilizado no âmbito da sua responsabilidade social”, proporcionando a instalação do novo sistema de iluminação do Estádio Municipal de Tábua – que ascendeu a 128 mil euros.
Para Carlos Coelho, Diretor Executivo para Novos Projetos Energéticos da Greenvolt (…) «este projecto reflete o nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais através da implementação de soluções energeticamente sustentáveis e inovadoras como esta».
Na ocasião, Ricardo Cruz, presidente do Município de Tábua agradeceu à Federação Portuguesa de Futebol, representada José Alberto Ferreira (…) «a oportunidade de trazer até Tábua um jogo desta importância», assim como à Associação de Futebol de Coimbra (…) «pelo empenho para que tal fosse uma realidade».
O autarca dirigiu ainda palavras de satisfação aos clubes de futebol do concelho e aos tabuenses (…) «que em massa acorreram ao Estádio para aplaudir Portugal», demonstrando que Tábua sabe receber e retribuir com gratidão as oportunidades que lhes são oferecidas.
Cerca de 1.500 pessoas apoiaram e aplaudiram a Selecção
O encontro de futebol que opôs as selecções de Portugal e do País de Gales, insere-se no torneio de preparação para o Campeonato da Europa Sub-19 – Bélgica 2023 -, em que a Selecção Nacional estará presente.
A escolha do Estádio Municipal de Tábua por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), deveu-se ao facto do complexo desportivo reunir (…) «magníficas condições», e a partir de agora com a possibilidade de realização de jogos e outros ventos desportivos em período nocturno.
De salientar que este jogo mereceu transmissão em direto pelo Canal 11, constituindo mais uma oportunidade de promover “Tábua: O Encanto das Beiras!”, como palco privilegiado para a realização de grandes eventos.
Recorde-se que este foi o primeiro encontro de futebol realizado após o recente investimento realizado na colocação das torres de iluminação no recinto desportivo, que permitiu confirmar a qualidade da mesma, tendo o mesmo sido presenciado por cerca de mil e quinhentos espectadores, tabuenses e muitos familiares de jogadoras da Selecção Nacional, sendo ainda de referir a presença de utentes de diversas IPSS’s do concelho que vibraram com o futebol praticado pelas jogadoras das duas equipas.
De salientar que o jogo mereceu transmissão em direto pelo Canal 11, o que para os responsáveis municipais (…) «constituiu mais uma oportunidade de promover “Tábua: O Encanto das Beiras!”, como palco privilegiado para a realização de grandes eventos», como salientou o presidente da autarquia.
Como “nota de rodapé”, de referir que não obstante um problema técnico de alimentação de energia no Estádio – a que o Município de Tábua foi alheio e que foi prontamente ultrapassado – o jogo decorreu com um elevado nível competitivo durante os 90 minutos, apesar da vitória pertencer à equipa do País de Gales, que ganhou às portuguesas por 1-0.