TÁBUA: “TÁBUA DE QUEIJOS E SABORES DA BEIRA” – Certame conquista novos públicos…

André Correia (assessor do presidente da CM Tábua), Miguel Ventura (chefe de gabinete do presidente da CM Tábua) Ricardo Cruz (presidente do Município de Tábua), Luís Represas, David Pinto (vereador da CM Tábua com o pelouro das Feiras, Mercados e Promoção dos produtos Endógenos • Turismo e Recursos Naturais», e Fernando Pereira, proprietário, entre outros, do espaço “Sabores de Sintra”

A capital portuguesa acolheu nos dias 16 e 17, a divulgação da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” que decorre no Pavilhão Multiusos de Tábua, nos próximos dias 2 e 3 de Março.

Com o objectivo de potenciar a visibilidade do evento (…) «conquistando novos públicos ávidos por descobrir os tesouros gastronómicos da nossa região», como realçou o presidente do Município tabuense, a primeira acção decorreu em Sintra, no espaço “Sabores de Sintra”, pertencente (…) «ao conterrâneo e amigo» Fernando Pereira, e contou com a presença de uma vasta audiência, onde amigos e curiosos puderam degustar os produtos de qualidade que estarão em destaque na edição que comemora os 35 anos de “feiras do queijo”, agora com a denominação “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”. Entre os presentes destacou-se a figura do vocalista dos Trovante, Luís Represas, que, de acordo com uma nota da Câmara Municipal de Tábua (…) «não só elogiou a iniciativa como demonstrou interesse em visitar “Tábua, o Encanto das Beiras!”.

Seguiu-se uma acção em Pina Manique, Lisboa, realizada no Restaurante “Dom Leitão”, do tabuense Serra, iniciativa que chegou a centenas de pessoas que tiveram a oportunidade de degustar produtos de excelência.

A “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” esteve também presente na “Garrafeira Wineclik”, na freguesia de Alcântara, congregando dezenas de pessoas, entre as quais muitos conterrâneos e amigos, que ficaram a conhecer melhor os produtos que irão estar em destaque no evento.

De salientar a presença do presidente da Junta de Freguesia de Alcântara e de muitos cidadãos estrangeiros, apreciadores da genuinidade da nossa gastronomia, e que teceram os maiores elogios à qualidade do Queijo, Enchido e Vinhos dados a provar.

As acções levadas a cabo (…) «não só reforçam o compromisso do Município de Tábua em promover a excelência dos seus produtos, mas também evidencia o alcance do certame, que continua a conquistar novos públicos e a receber o apoio de figuras conhecidas, contribuindo assim para a sua consolidação como um dos eventos gastronómicos mais prestigiados do país».

… e encantou Madrid

A FITUR foi o palco da apresentação do certame ao mercado espanhol, a qual resultou num enorme sucesso, comprovado pela excelente receptividade das centenas de pessoas que assistiram à apresentação e tiveram oportunidade de degustar o Queijo, o Vinho, os Enchidos e a Broa de Tábua.

A iniciativa que decorreu no espaço da CIM-Região de Coimbra e teve como objectivo dar a conhecer aos espanhóis os produtos locais de qualidade do concelho, os seus produtos turísticos ligados à natureza e atrair os turistas espanhóis para visitarem Tábua.

A tabuense Daniela Marques – candidata a Miss Global 2024 – efectuou a apresentação, devidamente trajada com a tradicional capa de queijeira, momento em que foram também homenageadas as queijeiras e a sua sabedoria e determinação na confecção de um dos melhores queijos do mundo.

Para Ricardo Cruz, a presença do Município de Tábua na FITUR está inserida na estratégia do Município (…) «em se promover como um destino turístico de referência, também junto do mercado espanhol, criando condições para a diversificação dos turistas que visitam “Tábua, o Encanto das Beiras”».