Foi apresentada esta terça-feira, dia 23, a 35.ª edição do certame “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, que decorre no Pavilhão Multiusos de Tábua, nos próximos dias 2 e 3 de Março.
Este foi um “regresso às origens”, depois da cidade de Viseu, em 2023, ter sido recebido a apresentação da “feira do queijo de Tábua” – realizada na sede da Comissão Vitivinícola Regional do Dão – este ano, coube à freguesia de Midões – localidade onde, em 1991, se realizou a segunda edição – receber a apresentação, entre pastos, ovelhas e pastores.
Trata-se de um evento organizado pela Câmara Municipal de Tábua em parceria com a ADI (Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital) e que é transversal aos diferentes sectores de actividade relacionada, essencialmente, com a produção do queijo, e que privilegia os produtores e empresas ligados a outro tipo de queijos regionais, enchidos, mel, compotas, pão e doces, entre outros produtos endógenos.
No decorrer da conferência de imprensa de apresentação da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, o presidente da Câmara sublinhou o cariz cultural do certame de (…) «continuar a dar a conhecer às novas gerações a importância da identidade do concelho» que integra o grupo de municípios da Região do Queijo Serra da Estrela.
Na edição deste ano, no Pavilhão Multiusos de Tábua vai acolher 12 tasquinhas (representadas por igual número de associações do concelho – que têm ao dispor diversos pratos regionais); 72 bancas destinadas aos produtos endógenos (produtores directos e empresas); 5 “stands” destinados à padaria e doçaria; 10 “stands” de artesanato (com particular incidência aos que utilizam matérias-primas da região e revitalizam as profissões/artes antigas); e espaço dedicado aos Produtos da Quinta (fruta e hortaliça, marcando a tradição agrícola do concelho).
No primeiro andar do Pavilhão, há lugar para a Cozinha Beirã (com espaço que recria a cozinha beirã tradicional – e local onde serão realizados “showcooking” e “workshop’s infantis”, com incidência na confecção de produtos como o queijo, o pão e os enchidos): Espaço Vinhos (Tábua integra a Região Demarcada dos Vinhos do Dão, e onde estarão representadas as diferentes marcas dos produtores do concelho, bem como de outras regiões vitivinícolas do país), este ano, para além da Região do Douro, está já garantida uma representação da “Cidade do Vinho 2024”, eleita no seio da AMPV – Associação de Municípios Produtores de Vinho.
No Espaço Institucional do Município de Tábua, estarão representadas as 11 Freguesias/União das Freguesias do concelho.
Na zona exterior do Pavilhão Multiusos estará uma vez mais o Espaço Animal e Agrícola e Picadeiro, com a especial participação da GEA (Associação de Cavaleiros e Amazonas do Concelho de Tábua) em parceria com a ANCOSE (Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela) onde serão feitas tosquias, demonstrações e andar a cavalo. Nesta mesma zona existira também um espaço dedicado à Exposição de Máquinas Agrícolas.
No decorrer da apresentação foi visualizado o vídeo promocional da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, protagonizado pelo humorista Eduardo Madeira, que estará disponível nas redes socias.
Esta foi também a ocasião para a autarquia dar a saber da intenção da criação de um monumento ao Pastor, que será colocado numa rotunda da vila/sede do concelho, para além de uma homenagem às queijeiras – com destaque para todas as que participaram na “feira do queijo” desde 1990 até agora, anunciando também que em Fevereiro, será apresentada a “Carta Gastronómica do concelho de Tábua”, integrada numa iniciativa da CIM-Região de Coimbra.
Com um investimento previsto de cerca de 40 mil euros, o Município prevê ultrapassar a “fasquia” dos 30 mil visitantes na 35.ª edição da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”.
«É um certame vendedor e que valoriza o Mundo Rural», assume Ricardo Cruz.
Recorde-se que na apresentação estiveram presente, para além do presidente da Câmara, todo o Executivo Municipal, o presidente da Assembleia Municipal de Tábua, Nuno Tavares; a presidente da Junta de Freguesia de Midões, Sónia Oliveira; o representante da Confraria Gastronómica do Queijo Serra da Estrela, João Madanelo; a representante da Confraria Gastronómica dos Carolos de Vila Nova de Oliveirinha, Sílvia Ferreira; e o representante do INATEL, Bruno Paixão, para além dos criadores Paulo Oliveira e Paulo Soares.
(com vídeo, na página do Facebook de A COMARCA DE ARGANIL)