TÁBUA: TÁBUA DE QUEIJOS E SABORES DA BEIRA Gastronomia, tradição e animação na valorização do mundo rural

Da esquerda para a direita: Carlos Oliveira (pastor), David Pinto (vereador municipal com os pelouros das Feiras, Mercados e Promoção dos produtos Endógenos, entre outros), Manuel Marques (presidente da ANCOSE), Joaquim Lé de Matos (presidente da ESTRELACOOP), Ricardo Crus (presidente da Câmara Municipal), Jorge Ribeiro (pastor) e Susana Mendes (vereadora municipal com o pelouro do  Empreendedorismo, entre outros), brindaram ao sucesso da a “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”

A Quinta do Esporão, na Freguesia de Midões – cenário das primeiras edições da Feira do Queijo de Tábua – acolheu na quarta-feira, dia 22, a apresentação da edição de 2025 da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, que decorrerá nos próximos dias 22 e 23 de Fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Tábua.

Com uma programação diversificada, dirigida aos diferentes tipos de público, a “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” conta com 11 tasquinhas em representação de cada uma das Freguesias/Uniões de Freguesia do concelho; 92 bancas de produtos endógenos, que, além do queijo serra da estrela, terá outros queijos regionais, enchidos, mel, compotas ou pão doce tradicional. Cinco “stands” destinados às padarias do concelho; 12 stands de artesanato e uma mostra vínica com 14 expositores em representação das regiões do Dão, Minho, Douro, Alentejo, Bairrada, Bucelas e Vinhos Leves de Lisboa. Para além destas, nos dois dias do certame, haverá “workshops”, “showcookings”, actuações musicais, picadeiro e zona animal, exposição agrícola e produtos da quinta, espaço infantil, entre outras actividades.

Para o presidente da Câmara Municipal, o certame foca-se, desde sempre, na promoção do Queijo Serra da Estrela e dos produtos endógenos do território, como o vinho, enchidos, o pão, a doçaria ou o mel, e o da sua importância para o reforço (…) «da identidade cultural e económica deste Território».

Neste particular, vai ser apresentado, no primeiro dia do certame, o projecto da Incubadora do Queijo, que tem um investimento de cerca de 700 mil euros, suportado pelo Programa de Revitalização do Pinhal Interior Norte, que permitirá (…) «alavancar o sector e incentivar a atracção de mais pessoas para esta actividade», referiu Ricardo Cruz, acrescentando que espera que a obra possa iniciar-se no primeiro semestre deste ano. «Este será um espaço para os produtores certificarem o seu queijo e potenciar a actividade turística», sublinhou.

O presidente da ANCOSE, Manuel Marques, vincou a determinação Ricardo Cruz em ser um presidente que (…) «se preocupa com os seus pastores e os seus rebanhos», aludindo aos apoios do Município na vacinação dos caprinos e ovinos (ver destaque).

Também parceiro da Tábua de Queijos e Sabores da Beira, está a ESTRELACOOP – Cooperativa Produtores de Queijo Serra da Estrela, tendo o seu presidente sublinhado a aproximação com o Município de Tábua.

Para Joaquim Lé de Matos (…) «Tábua é a porta de entrada da Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela», e por isso, o empenho da ESTRELACOOP em todo o processo de certificação das queijarias do concelho.

Com entrada gratuita, a Tábua de Queijos e Sabores da Beira reafirma-se como alavanca na promoção da gastronomia, das tradições e da cultura da região.

Com um investimento “entre os 40 e os 50 mil euros” e de entrada livre, o Pavilhão Multiusos de Tábua está “lotado” para uma edição em que a organização espera receber 30 mil pessoas.

(Com vídeo na página do Facebook de A COMARCA DE ARGANIL)

Câmara apoia na totalidade a vacinação
dos ovinos e caprinos

No primeiro dia do evento, anunciou o presidente do Município, será assinado um protocolo com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela para financiar a 100% as vacinas para os animais (caprinos e ovinos) das explorações agro-pecuárias do concelho, reforçando as ajudas que já vêm sendo disponibilizadas, até agora no valor de 2 euros.

“Semana do Borrego Serra da Estrela DOP”

O Município promove entre os dias 21 de Fevereiro e 4 de Março, nos restaurantes do concelho aderentes, a “Semana do Borrego Serra da Estrela DOP”, complementando o evento principal – Tábua de Queijos e Sabores da Beira – promovendo uma das especialidades gastronómicas desta Região. À data, e de acordo com o presidente da Câmara Municipal, já existiam algumas inscrições, estando as mesmas a decorrer ainda.

Na ocasião, o presidente da ESTRELACOOP – parceira da iniciativa – garantiu que (…) «não vai faltar borrego».