No sábado, dia de abertura do certame, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes – acompanhada pelo presidente do Município – presidiu à inauguração do certame.
Assumindo o evento como “estratégia para o desígnio Tábua Encanto das Beiras”, Ricardo Cruz salientou que o Município irá identificar e definir um conjunto de apoios e incentivos a nível local, direccionados para a actividade desenvolvida pelos pastores e queijeiras, criando condições para que estes a possam reforçar, bem como qualificar as suas explorações e unidades de produção, melhorando a rentabilidade económica do sector, e potenciar a atracção de novas pessoas para esta área.
Nesta estratégia enquadra-se a criação da Queijaria Comunitária e o Centro de Interpretação do Mundo Rural, cujos projectos estão em curso, que (…) «vai permitir que o concelho tenha Queijo DOP», anunciou.
Referindo-se à forma como o Município de Tábua trata as queijeiras e os pastores, o presidente da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, garantiu que o Município pode contar com a ANCOSE (…) «para melhorar a qualidade de vida dos profissionais do sector primário».
Manuel Marques elogiou também o trabalho da da Ministra da Agricultura e da Alimentação em relação ao aumento dos apoios ao crescimento das raças autóctones e da pastorícia. «Sabe acompanhar quem trabalha na terra», sublinhou.
Maria do Céu Antunes justificou a sua presença como prova de que (…) «o Governo tem proximidade com cada território», dando ainda nota de que o seu Ministério presta apoios de mil milhões de euros por ano ao sector agrícola.
«Em 2022, 52 milhões de euros reverteram para ajudas extraordinárias» e este ano (…) «o apoio já se cifra nos 30 milhões», recordando que (…) «no pós-incêndio, foi distribuída de imediato alimentação animal no valor de um milhão de euros», e que a 1 de Março, arrancou mais uma iniciativa de “apoio à produção” que conta já com 300 candidaturas e duas mil em fase de submissão. «É preciso apostar na actividade agrícola para que também potencie a ocupação de territórios e combata a desertificação», afirmou.
Reconhecendo que o valor da produção está em crescente na última década, Maria do Céu Antunes sublinhou que há uma valorização do Queijo Serra da Estrela enquanto produto de qualidade, por isso, (…) «quero prestar uma homenagem pública aos pastores, queijeiros e a todos os que trabalham arduamente na produção desta iguaria».
Após a abertura oficial do certame, a Ministra acompanhada pelo presidente do Município e por representantes de entidades regionais e locais, autarcas da região e do concelho e convidados, visitaram todos os expositores presentes, deixando uma palavra de incentivo à sua actividade e auscultando as suas preocupações.
Destaque para a presença de uma comitiva do Município do Sal (Cabo Verde), com o qual Tábua tem uma Geminação, bem como para a região de vinhos convidada, Douro Cidade Europeia do Vinho 2023, representada pelos Municípios de Armamar e Tabuaço.
Durante o dia, o Programa “Aqui Portugal” da RTP 1 foi transmitido a partir de Tábua, no qual participaram vários grupos culturais e etnográficos do concelho e foram promovidos os produtos endógenos, a gastronomia e o património turístico de “Tábua, o Encanto das Beiras!”.
No domingo, para além da animação cultural e das provas de vinhos do Douro, decorreu a eleição da Rainha das Vindimas de Tábua 2023, concurso em que participaram 9 concorrentes oriundas das várias freguesias do concelho, tendo sido eleita a candidata Rita Borges da Freguesia de Midões, que terá a responsabilidade de representar Tábua no concurso nacional a realizar em Setembro.
Na ocasião o presidente do Município do Sal, Júlio Lopes, não quis deixar de se associar à iniciativa, e ofereceu à vencedora uma semana de férias nesta Ilha de Cabo Verde, gesto simpático que representa a vontade de solidificar os laços de amizade que já unem os dois Municípios.
Recorde-se que a 34ª edição da “Feira do Queijo”, o Pavilhão Multiusos de Tábua contou com mais de 120 expositores distribuídos por áreas distintas, como ofícios, artesanato, pão, zona animal e uma ““zona central exclusiva” para produtos endógenos como o Queijo Serra da Estrela, enchidos, azeite, mel, doçaria e vinho do Dão.
A “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” regressará em 2024 (…) «com novos aliciantes, para se continuar a afirmar como um grande certame de promoção do que de melhor este mundo rural tem para oferecer».