Com vídeo em: http://youtu.be/dWJ4UZYqqG4
No decorrer da conferência de imprensa de apresentação da XXVI Feira do Queijo, de que faz parte também a VI Mostra de Gastronomia, Artesanato das Freguesias do Concelho, foram dadas a conhecer as novidades que fazem parte do certame, onde se pretende, acima de tudo, (…) «homenagear aqueles que trabalham todos estes produtos», disse Ana Paula Neves.
Para a vice-presidente da Câmara a Feira do Queijo de Tábua volta a apostar forte na qualidade (…) «embora a quantidade seja importante», e para além de promover os produtos, deve servir (…) «para promover quem trabalha».
Como novidade, o convite que foi endereçado aos restaurantes do concelho para estarem presentes no certame (…) «e apresentarem algumas iguarias» confeccionadas, essencialmente, com produtos endógenos.
É que para a autarca, se o Turismo for associado à componente gastronómica (…) «é uma porta de entrada para o desenvolvimento turístico do concelho e da própria região», esclareceu.
Ao todo vão estar presentes na XXVI Feira do Queijo, 25 produtores de queijo, mas o certame conta com 120 expositores onde os visitantes podem adquirir – para além do queijo – pão, enchidos e mel de Tábua, para além de variados produtos de artesanato.
Também na parte de entretenimento a Feira do Queijo tem novidades. Na edição do próximo fim-de-semana, o destaque vai para as escolas de música e de dança, as arruadas, e claro está, todo as atracções que vão desfilar durante a emissão da RTP 1.
Também pela primeira vez, a realização de um “Curso de Iniciação à Prova de Vinhos do Dão”, com os três produtores do concelho de Tábua a marcarem presença; de um “Show Cooking” orientado por Cristina Manso Preto (autora do programa de culinária da televisão PORTO CANAL); e a conferência “O Queijo na Alimentação Humana. Será tão mau como o pintam?”, com o nutricionista Sérgio Cunha Velho a desvendar mitos e realidades em torno do queijo. «Diversificando, enriquecemos», vincou Ana Paula Neves.
«São dois dias de grande festa e de promoção do nosso concelho», frisou o presidente do Município, ao referir-se, em especial, às seis horas de transmissão televisiva que são (…) «importantes para mostrar que Tábua está viva e começa a estar na moda».
Para Mário Loureiro, esta é uma oportunidade de “ouro” já que surge dias após terem sido revelados os números do desemprego em Portugal, com Tábua a atingir um “record” histórico, com a Taxa de Desemprego no concelho a atingir os 3,4%, muito abaixo dos 34% de média nacional, o que confirma que (…) «em Tábua as pessoas têm muita qualidade de vida», sublinhou.
De referir que o valor orçamentado para a realização da XXVI Feira do Queijo e VI Mostra de Gastronomia, Artesanato das Freguesias do Concelho, é de 25 mil euros, e que tendo em conta os indicadores da edição do ano passado (…) «o retorno está garantido».
«No próximo fim-de-semana, o destino é Tábua», concluiu Mário Loureiro.