A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra, apresenta esta sexta-feira, dia 6 de Março, a peça “NOVAS DIRETRIZES EM TEMPOS DE PAZ”, do dramaturgo brasileiro Bosco Brasil, com encenação de António Augusto Barros.
Em 18 de Abril de 1945, quando a II Guerra Mundial está perto do fim, um emigrante polaco, Clausewitz, desembarca no porto do Rio de Janeiro, em busca de uma nova vida como agricultor. No cais é colocado perante Segismundo, um oficial da alfândega que desconfia das intenções da entrada de Clausewitz no Brasil. Sem o salvo-conduto assinado por Segismundo, Clausewitz será obrigado a voltar ao cargueiro e a seguir viagem. Para a obtenção desse salvo-conduto, Segismundo propõe um desafio ao estrangeiro, o que leva as duas personagens a confrontar as suas memórias: de um lado um actor que perdeu familiares e amigos, do outro um ex-torturador que sempre cumpriu ordens.
Ficha artística
Texto: Bosco Brasil
Encenação: António Augusto Barros
Elenco: Igor Lebreaud e Jorge Loureiro
Figurinos e imagem gráfica: Ana Rosa Assunção
Luz: Danilo Pinto
Som: Zé Diogo
Classificação etária: M/16
Duração: 50 minutos
A Escola da Noite é uma companhia de teatro profissional sediada em Coimbra desde 1992, financiada pelo Ministério da Cultura. Ao longo de 22 anos de actividade, estreou 60 espectáculos, construindo e consolidando uma linguagem artística própria, assente na experimentação e na formação constantes e no equilíbrio, em termos de reportório, entre autores clássicos e contemporâneos. Para além de Gil Vicente, elemento essencial no percurso da companhia, destaca-se as visitas ao Teatro Grego (Ésquilo e Eurípides), à dramaturgia portuguesa contemporânea (Vicente Sanches e Abel Neves) e à dramaturgia universal (Beckett, Achternbusch, Büchner, Maquiavel, Lorca, Tchékhov, entre outros), bem como a atenção particular dada ao universo lusófono, quer quanto ao reportório, quer quanto aos parceiros com quem tem desenvolvido colaborações.