O projecto “+ARGANIL ALDEIAS EM MOVIMENTO”, visa descentralizar e dinamizar os territórios do concelho de Arganil, e esta primeira “experiência” levou até ao território da União de Freguesias de Cepos e Teixeira uma actividade inovadora focalizada essencialmente na população sénior.
Tratando-se de um projecto-piloto da equipa do CLDS – Contractos Locais de Desenvolvimento Social, a iniciativa decorreu no fim-de-semana de 29 e 30 de Outubro, com a realização de um “Atelier de Filhós” em Cepos, a visualização do filme “Canção de Lisboa” em Porto Castanheiro e o “workshop” de “arte urbana” – “Projecto Lata 65” – que culminou com criação de um mural que foi construído” e inaugurado na Teixeira, junto ao edifício da Junta de Freguesia.
Mas se a ideia inicial do Mural era a “Agricultura de subsistência”, com a criação de um painel onde seriam representadas a seara, o sarrão e o moinho, a verdade é que no decorrer do “workshop” foram os idosos participantes que determinaram o resultado final, ideia que Elizabete Oliveira considerou “surpreendente” porque (…) «acabou por passar muito pelos próprios idosos. Foram eles que trouxeram as ideias que queriam colocar na parede».
A irreverência acabou afinal por ir de encontro dos objectivos do Projecto“ +ARGANIL ALDEIAS EM MOVIMENTO” que quer que sejam eles, os idosos, (…) «os autores daquilo que vai ficar, independentemente da ideia inicial. Mas o mais bonito é que a parede seja deles. Aliás é esse o objectivo projecto: valorizar as pessoas».
Mais desenvolvimento na Edição em papel ou