
No dia 30 de Maio, foi a vez das Torrozelas receber a VI edição da Feira das Sopas e Doces da Freguesia, organizada pela Junta de Freguesia de Arganil em parceria com a Comissão de Melhoramentos (e com o apoio do Município), acabando por se traduzir em mais um êxito, cumprindo assim o seu objectivo principal o de proporcionar uma jornada de convívio entre as populações da freguesia de Arganil.
E foram muitas as pessoas que subiram “à fantástica aldeia das Torrozelas”, como considerou o presidente da Junta de Freguesia, Paulo Santos, e que tiveram oportunidade de degustar as variadas sopas confecionadas (e também os deliciosos doces) levados pelas associações e Agrupamento de Escolas, mas também de se encontrar e conviver fraternalmente numa tarde cheia de sol, de calor e tão bem-recebidos pela boa gente da aldeia.
A equipa da Comissão de Melhoramentos, liderada por Vítor Pinheiro, não teve mãos a medir, foi incansável para que tudo corresse bem e nada faltasse. E não faltou, apenas a sopa de peixe que esgotou… mas não esgotou a animação proporcionada pelo grupo “Somos Beira Serra” e que até proporcionou momentos de dança, com alguns a dar ao pé e até a mostrar os “dotes” de bem dançar. E não faltou ainda um grupo de concertinistas…
“Pelo vosso aspecto acho que estão todos satisfeitos de estarem nas Torrozelas”, disse o presidente da Junta de Freguesia, acrescentando que “estou feliz por ver a vossa participação”, agradecendo também a participação “das associações presentes”, à empresa EcoFlow “que também veio apresentar os seus produtos”, ao presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, pela sua presença, deixou “uma saudação especial” ao presidente da Comissão de Melhoramentos das Torrozelas “e a todos os elementos que fazem parte desta coletividade que realmente têm um espírito guerreiro que raramente já se começa a ver muito pouco disto, pessoas com vontade de trabalhar e com amor à própria terra. Isto é fantástico”, terminando com “um abraço para todos”.
O presidente da direcção da Comissão de Melhoramentos, deixou o seu “obrigado, eu tenho de agradecer bastante, muito, muito a todas as pessoas que vieram, mas principalmente à Junta de Freguesia de Arganil e à Câmara Municipal que têm feito bastantes investimentos aqui na nossa terra. (…) Isto não tem sido fácil, tem sido uma luta constante, mas eu penso que vamos conseguir, esperemos que continuem a ajudar”, sem deixar de salientar que “eu tenho uma equipa fantástica atrás de mim, que me tem ajudado” e, por isso, terminou por dizer, mais uma vez, “estou muito agradecido”.
“É um gosto muito grande estar aqui nas Torrozelas, nesta iniciativa da Feira das Sopas de Arganil que a Junta de Freguesia leva a efeito de forma descentralizada. E aquilo que podemos aqui constatar é que é uma aposta ganha, com resultado muito positivo, com uma boa adesão por parte das pessoas e é isso que faz a diferença”, disse o presidente da Câmara Municipal, agradecendo “a vossa participação, a vossa presença, (…) agradecer o trabalho de todas as Comissões, de todas as Associações que estão aqui representadas para que este evento possa acontecer e possa ser um sucesso. (…) É necessário que muita gente, muitas pessoas, muitas entidades, muitas Associações e Comissões trabalhem, que façam acontecer para que esta Feira das Sopas possa ser uma realidade. Muito obrigado a todos”.
Pela primeira vez uma empresa representada na Feira das Sopas

Uma novidade nesta edição da Feira das Sopas e Doces da Freguesia de Arganil foi a representação, pela primeira vez, de uma empresa, a EcoFlow, com armazém em Pêro Pinheiro e que se dedica e tem como negócio “uma gama completa de soluções de energia solar inovadoras e ecológicas”.
Um dos responsáveis da empresa é o torrozelense, Rui Pedro Neves que, como nos disse, quis vir dar também a sua contribuição, fazer um pouco pela sua aldeia. E acabámos por saber que já fez muito, com a contribuição, grande contribuição, já antes dada com a oferta de uma solução fotovoltaica para a sede da Comissão de Melhoramentos, num total de quase 20 mil euros. Mas não quer ficar por aqui, quer continuar a ajudar a sua Torrozelas, a terra onde tem as suas raízes, família e amigos.
E por isso, a Comissão de Melhoramentos também lhe está muito grata e, como referiu o seu presidente, mais do que um exemplo, o gesto de Rui Pedro Neves em querer estar presente com a sua grande empresa na sua pequena terra, acaba por o tornar grande, como grandes foram outros seus antepassados e por fazer parte daqueles que, citando mais uma vez o presidente da Junta, “têm um espírito guerreiro que raramente já se começa a ver muito pouco disto, pessoas com vontade de trabalhar e com amor à própria terra. Isto é fantástico”.

