Tortulho e Falso Tortulho: Acção de divulgação em Góis

cartaz O TORTULHO E O FALSO TORTULHO_1

A Câmara Municipal de Góis e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) vão realizar no dia 19 de Novembro uma acção de divulgação sobre Cogumelos Silvestres com passeio micológico.

A “macrolepiota procera”, mais conhecida como tortulho, é o cogumelo silvestre comestível mais recolhido e consumido no concelho de Góis.

Segundo a DRAPC tem-se notado o aparecimento de exemplares de “macrolepiota venenata”, uma espécie tóxica semelhante em algumas das características às do “macrolepiota procera”, não aconselhável para consumo.

Estes fungos muito apetecíveis, nesta temporada do ano, podem ser observados em todas as épocas, contudo, o outono é a altura de maior frutificação, sendo mais fácil a sua colheita em locais húmidos

Para traçar uma breve elucidação acerca dos Tortulhos (macrolepiota procera) e os Falsos Tortulhos (macrolepiota venenata), o Município de Góis conta com a colaboração da DRAP, na pessoa do Eng.º José Luís Gravito Henrique, no dia 19 de Novembro, a partir das 14 horas, na Biblioteca Municipal de Góis António Francisco Barata.

Sensibilizar a população é o objectivo desta acção de divulgação.

Para participar os interessados poderão realizar a sua inscrição para o e-mail: helena.pedruco@cm-gois.pt.

 

cartaz O TORTULHO E O FALSO TORTULHO