No passado dia 24 de Março, na sua sede, reuniu em assembleia geral a Tuna Popular de Arganil para, de entre outros assuntos, apresentar (e aprovar por unanimidade), o relatório de actividades de 2021 e o plano de actividades para 2022.
E apesar das contingências a que obrigou a pandemia do Covid-19, mesmo assim e como deu a conhecer a presidente da direcção, Daniela Santos, a Tuna não deixou de desenvolver algumas actividades e de viver momentos altos e marcantes no ano de 2021, com a realização e participação em iniciativas que ficam a marcar a vida da simpática associação arganilense.
E destas actividades destaque para a iniciativa “Ai José… Uma parceria com raízes”, que juntou a Tuna Popular de Arganil e o Grupo Folclórico da Região de Arganil que, conjuntamente, actuaram e proporcionaram um espectáculo inédito, realizado em Dezembro do ano passad, no multiusos da Cerâmica Arganilense.
Outros grandes espectáculos, o primeiro no exterior da Casa das Colectividades e depois no auditório da Cerâmica, foram o “SonsàVez, juntando a Tuna, a Tuna de Penalva de Alva e o fadista de Coimbra, António Ataíde, e que integrados numa candidatura, foram apoiados pela Cultura com o objectivo de ajudar as associações culturais a manter as suas actividades e motivados todos aqueles que se dedicam e as servem.
O lançamento do vídeo promocional do projecto da Tuna, Cordofonia, foi também uma das actividades dadas a conhecer aos sócios presentes na assembleia geral, sem esquecer o jantar de aniversário, realizado no multiusos da Cerâmica, em Dezembro, e que além dos tunos, maestro e dirigentes, voltou a juntar à mesa e em fraternal convívio bastantes amigos da Tuna Popular de Arganil.
Comemorações do 20.º aniversário em Novembro
Para 2022 e segundo foi dado a conhecer pela presidente da direcção que a Tuna, no plano de actividades está a participação em 9 e 10 de Abril, respectivamente, a sua participação no Mercadinho de Primavera, em Sazes do Lorvão (Penacova) e no “O Fado vai à Aldeia”, em Pombeiro da Beira, estando também prevista para 4 de Junho próximo, a participação no XX Encontro de Tunas do Concelho, a realizar em S. Martinho da Cortiça. Ainda e a confirmar a realização do I Estágio de Cordofonia), em Julho, e em Novembro, “Musicalidades”, estando marcada para 12 de Novembro, a comemorações do 20.º aniversário da Tuna Popular de Arganil.
20 anos sempre a crescer e a levar um pouco por toda a parte a sua música e os seus cantares, a elevar e a levar longe o nome da nossa terra, dentro de portas e além-fronteiras, uma aposta para continuar com o empenho da direcção, dos tunos, do maestro Tiago Mateus, a quem foram deixados os parabéns e louvores nesta assembleia geral, pelo empenho, pela dedicação à Tuna que, apesar de jovem, tem já um historial rico, que a honra, que honra Arganil.