No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) hoje realizado no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada, salienta-se para as próximas horas um agravamento excepcional das condições meteorológicas nas regiões Norte e Centro:
Precipitação – intensidade forte a muito forte, podendo atingir valores de 60mm/3h, e valores acumulados que poderão superar os 100mm/12h, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto. É expectável que o período mais gravoso ocorra entre as 15,12 e as 15,21 horas de hoje.
Agitação marítima – ondulação a variar entre os 4-5m de W na costa ocidental.
Vento – SW moderado a forte (40-60km/h) até ao final da tarde de hoje, aumentando de intensidade para 70-80km/h, acompanhado de rajadas que poderão superar aos 120km/h. em particular para as terras altas do norte e centro, a intensidade média do vento poderá superar os 100km/h.
É expectável que o período mais gravoso ocorra entre as 21 horas de hoje e as 6 horas de amanhã.
Esta situação é previsível para os distritos Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Bragança, Viseu, Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viana do Castelo.