O Município de Tábua disponibiliza, a partir de amanhã, dia 1 de Julho, cobertura wireless em alguns pontos, nomeadamente zona envolvente ao edifício da Câmara Municipal, Pavilhão Multiusos e Piscinas Municipais, sendo posteriormente estendida à Praça Professor Doutor Castanheira Neves e ao Jardim Sarah Beirão. A cobertura wireless será acessível a todos os suportes de acesso à Internet, sem cobrar nada aos utilizadores.
Este projeto denominado por “Tábuawifi” vai de encontro à necessidade de tornar este território mais atrativo, com um passo em frente no aumento da qualidade de vida, nomeadamente, nas áreas de inovação e inclusão social que fazem parte da estratégia deste executivo municipal.
Neste sentido e dando continuidade ao projeto de inovação e modernização tecnológica do Município, Tábua irá dispor de acesso à internet através da rede sem fios (wireless) em espaços e edifícios públicos, fornecido pela Câmara Municipal e de forma gratuita, pelo que qualquer utilizador munido de um computador portátil ou qualquer outro equipamento com capacidade Wi-Fi (telemóvel, PDA e outros), Munícipe ou visitante, pode aceder à internet nos espaços onde está instalado e identificado este sistema.
A implementação deste projeto será um importante contributo para a democratização de uma ferramenta poderosa como é, hoje em dia, a Internet, tornando obsoleto o Espaço Internet, que irá encerrar o seu funcionamento no nosso concelho no dia 30 de junho.
O Município de Tábua transforma o conceito de Espaço Internet, como espaço físico de acesso público à internet, promovendo o acesso a cobertura wireless, garantindo a continuidade de projetos como o Clube de Informática e as aulas de informática para seniores.
Contudo, o Município de Tábua disponibilizará um espaço para o acesso físico a computadores e à internet, ficando disponíveis os serviços disponibilizados no Espaço Internet a funcionarem na Biblioteca Pública Municipal João Brandão, que receberá o projeto do Clube de Informática, que funciona em pareceria com os ATL´s locais.
As aulas de informática para Seniores e as aulas de informática facultadas pela Academia Sénior, funcionaram no CCT – Centro Cultural de Tábua, numa sala criada para efeito.
O que é o Projeto tábuawifi?
O Projeto tábuawifi visa disponibilizar acesso livre à internet à população e claro, aos seus visitantes no centro da vila de Tábua, sendo que irá encontrar-se disponível 24horas por dia, compatível com todos os aparelhos equipados de tecnologia Wi-fi (tecnologia sem fios, wireless LAN).
Quais os deveres dos utilizadores?
Torna-se assim importante referir alguns deveres respetivos aos utilizadores, sendo desta forma obrigação destes não praticar qualquer tipo de ilegalidade no uso desta rede, não sendo assim permitido a violação de qualquer sistema de autentificação ou segurança que proteja as contas de acesso e/ou servidores.
Pretende-se assim um ambiente harmonioso seguindo uma boa conduta e as regras de cidadania, visto ser um espaço de todos e para todos. Assim a Camara não se responsabiliza por perdas ou danos causados nos computadores ou qualquer outro dispositivo utilizado para aceder à tábuawifi.
Ainda de salientar que o acesso a esta rede poderá ser efetuado com ou sem utilizador, no entanto para se autenticar como utilizador, deverá requerer o seu acesso nos diferentes serviços de atendimento público da Camara Municipal, dado a velocidade como convidado ser mais limitada.